Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O funeral de Mário Soares foi o tema em destaque na semana informativa de 9 a 15 de Janeiro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
17 janeiro 2017

As homenagens que acompanharam o funeral de estado de Mário Soares foram o tema em destaque na última semana. O Governo decretou três dias de luto nacional, tendo o corpo do Ex-Presidente da República permanecido em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos. Após o cortejo fúnebre, que visitou alguns dos locais mais significativos da vida de Mário Soares, o corpo foi a sepultar no Cemitério dos Prazeres. O serviço Telenews registou um total de 120 notícias e quase 10 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 3 horas e meia de emissão e 36 notícias emitidas.

A situação económica e financeira de Portugal foi outro dos assuntos em destaque na última semana. A indefinição do processo de venda do Novo Banco e a subida de juros da dívida foram encarados como uma ameaça à estabilidade financeira do país. Por outro lado, na vertente económica, o sucesso obtido nas conversações na concertação social está igualmente em causa no parlamento, caso não seja possível reduzir a TSU, moeda de troca para a subida do salário mínimo nacional. De salientar o sucesso da visita do Primeiro-Ministro António Costa à Índia, que abre boas perspetivas de captação de investimento para Portugal. O serviço Telenews assinalou um total de 127 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 2 horas e meia de emissão e 54 notícias emitidas.

O Futebol Português esteve em destaque na última semana. Cristiano Ronaldo completou o seu ano de sonho ao vencer o troféu "The Best" da FIFA para o melhor jogador do mundo. Na Taça CTT foram apuradas as equipas de Setúbal, Guimarães, Moreirense e Benfica, que vão disputar a "Final Four" a decorrer no final do mês no Estádio do Algarve. Na Liga NOS o FC Porto venceu o Moreirense no estádio do Dragão e aproveitou os empates de Benfica e Sporting para reforçar o 2º lugar na classificação e aproximar-se do líder Benfica. O serviço Telenews identificou um total de 204 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora e meia de emissão e 73 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas ás cerimónias do funeral do Ex-Presidente da República Mário Soares foram o principal destaque. O tema representou 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais