Aumenta produção vinícola em Portugal
Aumenta produção vinícola em Portugal
placeholder
As estatísticas do INE mostram que 2015 foi o melhor ano vinícola dos últimos cinco.
Grupo Marktest
9 maio 2017

Segundo os dados do INE, acessíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online foram produzidos 6,9 milhões de hectolitros de vinho em Portugal no ano 2015. Este valor corresponde a uma subida de 13.8% face ao ano anterior.

Desde 2008, este é o segundo melhor ano para a produção vinícola, apenas ultrapassada em 2010, quando se produziram mais 79 mil hectolitros de vinho do que agora.

placeholder

A região agrícola do Ribatejo e Oeste assegurou um terço desta produção, com 2,3 milhões de hectolitros, seguida da região de Trás-os-Montes (23%) e de Alentejo (17%). Em conjunto, estas três regiões foram responsáveis por 43.5% da produção nacional.

Uma análise por concelhos mostra-nos que Torres Vedras foi o maior produtor em 2015, com 477 mil hectolitros, seguido de Palmela (288 mil hl), Almeirim (277 mil hl), Reguengos de Monsaraz (258 mil hl) e Alijó (252 mil hl). Estes cinco concelhos concentraram 22.6% do total da produção nacional.

Entre os maiores produtores, o maior crescimento da produção deu-se no concelho de Santa Marta de Penaguião, que viu a sua produção triplicar o valor de 2014. No concelho de Lourinhã o valor registado em 2015 foi quase o dobro do observado no ano anterior. Em Vila Real, Peso da Régua e Celorico de Basto também se observaram taxas de crescimento acima de 65%.

O mapa mostra a produção vinícola por concelho.

Os dados disponíveis indicam ainda que 41% da produção é relativa a vinho de qualidade produzido em região determinada (VQPRD), 27% a vinho regional, 22% a vinho de mesa e 10% a vinho licoroso de qualidade produzido em região determinada (VLQPRD).

Os dados desta análise são publicados pelo INE e relativos ao ano 2015, estando disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Onilne. Contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais