Número de lojas da grande distribuição duplica em 8 anos

Número de lojas da grande distribuição duplica em 8 anos

Os dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest mostram que o número de lojas das insígnias da grande distribuição duplicou entre 2009 e 2017.

Grupo Marktest
29 maio 2018

A informação recolhida diretamente pela Marktest junto das várias insígnias da grande distribuição (alimentar e especializada) e disponível no sistema de geomarketing Sales Index e na sua aplicação web Municípios Online, mostra que, em 2017, existiam no país um total de 3382 lojas de 32 insígnias da grande distribuição.

Este valor corresponde a uma duplicação dos números de 2009, quando se contavam 1678 estabelecimentos de 36 insígnias.

O Minipreço, com 532 lojas, é a insígnia com maior rede, presente em 200 dos 308 concelhos do país. O Pingo Doce é a segunda insígnia com mais lojas, 414, e está presente em 154 concelhos do país. Na terceira posição, estão os supermercados Amanhecer, com 296 lojas em 132 concelhos do país.

As insígnias da grande distribuição estão presentes em quase todo o território. Apenas em 14 concelhos não existe nenhuma destas lojas. Lisboa, com 190 lojas, e Sintra, com 108, são os concelhos com maior número destes estabelecimentos.

Em média, no país, existem 3 lojas destas insígnias por 10 mil habitantes e cada loja serve uma população média de 3048 habitantes. Essa média supera os 10 mil habitantes em Óbidos, Vila Franca do Campo e Machico.

Os dados desta análise foram recolhidos pela Marktest em agosto de 2017 através das páginas de internet das seguintes insígnias: Agriloja, Aki, Aldi, Amanhecer, Bolama, Bricomarché, Conforama, Continente, Coviran, Decathlon, Intermarché, El Corte Inglés, Fnac, Froiz, Ikea, Jumbo, E.Leclerc, Leroy Merlin, Lidl, Max Mat, Media Markt, Meu Super, Minipreço, Mo, Pingo Doce, Pollux, Rádio Popular, SPAR, Sport Zone, Staples, Supercor, Worten e Zippy.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais