Concelhos do centro geodésico português com maior taxa de participação eleitoral

Concelhos do centro geodésico português com maior taxa de participação eleitoral

placeholder

Comemorou-se no dia 15 de setembro o Dia Internacional da Democracia, motivo para uma análise de alguns indicadores concelhios.

Grupo Marktest
18 setembro 2018

Assinala-se no dia 15 de setembro o Dia Internacional da Democracia. O voto é indubitavelmente um dos direitos mais relevantes numa democracia. Uma análise dos dados da Comissão Nacional de Eleições e da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index e na sua aplicação web Municípios Online, mostra como a taxa de participação eleitoral em Portugal tem, tendencialmente, baixado na maioria das eleições.

Considerando os dados apresentados, verifica-se que as eleições legislativas e as autárquicas são as que revelam maior taxa de participação eleitoral, com 55.8% e 55.0% em 2015 e 2017, respetivamente.

Pelo contrário, as eleições europeias são as que menos envolvem os portugueses, com uma taxa de participação de 33.7% em 2014%.

Considerando os valores da participação nas últimas eleições (europeias de 2014, legislativas de 2015, presidenciais de 2016 e autárquicas de 2017), vemos que, curiosamente são os concelhos localizados no centro geodésico nacional os que apresentam maior taxa de participação: Vila de Rei, Sardoal e Mação.

Vila de Rei foi o concelho do país com maior participação eleitoral nas últimas europeias e presidenciais e Sardoal foi o concelho com maior taxa de participação nas legislativas.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa