Concelhos do centro geodésico português com maior taxa de participação eleitoral
Concelhos do centro geodésico português com maior taxa de participação eleitoral
placeholder
Comemorou-se no dia 15 de setembro o Dia Internacional da Democracia, motivo para uma análise de alguns indicadores concelhios.
Grupo Marktest
18 setembro 2018

Assinala-se no dia 15 de setembro o Dia Internacional da Democracia. O voto é indubitavelmente um dos direitos mais relevantes numa democracia. Uma análise dos dados da Comissão Nacional de Eleições e da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index e na sua aplicação web Municípios Online, mostra como a taxa de participação eleitoral em Portugal tem, tendencialmente, baixado na maioria das eleições.

Considerando os dados apresentados, verifica-se que as eleições legislativas e as autárquicas são as que revelam maior taxa de participação eleitoral, com 55.8% e 55.0% em 2015 e 2017, respetivamente.

Pelo contrário, as eleições europeias são as que menos envolvem os portugueses, com uma taxa de participação de 33.7% em 2014%.

Considerando os valores da participação nas últimas eleições (europeias de 2014, legislativas de 2015, presidenciais de 2016 e autárquicas de 2017), vemos que, curiosamente são os concelhos localizados no centro geodésico nacional os que apresentam maior taxa de participação: Vila de Rei, Sardoal e Mação.

Vila de Rei foi o concelho do país com maior participação eleitoral nas últimas europeias e presidenciais e Sardoal foi o concelho com maior taxa de participação nas legislativas.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais