Markdata revela futuro das suas aplicações

Markdata revela futuro das suas aplicações

placeholder

Na sua 12ª Reunião Internacional, a Markdata juntou clientes e parceiros para revelar um pouco do futuro das suas aplicações.

MediaMonitor
29 janeiro 2019

Decorreu nos dias 24 e 25 de janeiro no Altis Grand Hotel em Lisboa, a 12ª Reunião Internacional Markdata, que juntou mais de 130 participantes vindos de países como Espanha, França, UK, Bélgica, Itália, Bulgária, Ucrânia, Marrocos, México, Brasil ou Índia.

Estiveram também presentes diversos clientes do mercado português, alguns dos quais partilharam as suas experiências de utilização das soluções Markdata.

O encontro teve início com as boas-vindas dadas por José Manuel Oliveira, CEO do Grupo Marktest, que fez também uma breve resenha histórica das 4 gerações de software Markdata, desde as primeiras versões em MS DOS em 1982 até à atual 4ª geração de software na cloud com multi-produtos, multi-análises e multi-plataformas.

Luís Alferes, Client Service Account Executive na Markdata, abriu os trabalhos mostrando as capacidades da YUMI Desktop na automatização de tarefas e rentabilização de tempo de trabalho. Sob o tema Bringing Automation to Media Insights, fez uma live demo da YUMI Desktop e mostrou casos concretos de vários clientes que usam a plataforma de modo personalizado com integração de relatórios Excel, PowerPoint ou Pdf.

Contou com a participação de Maria João Oliveira, Managing Director na Wavemaker, e de Raquel Beato, Responsável de Research na NBC Universal Global Networks Espanha, que partilharam as suas experiências e evidenciaram os ganhos de eficiência obtidos com a automatização de tarefas através da YUMI Desktop.

Olga Salas, Responsável de audiências da Mediaset Espanha, e Jaime Hermida, Client Service Account Executive na Marktest Espanha, apresentaram A Broadcaster explains: Strategy in News and Magazines, partilhando a experiência da maior rede de televisão de Espanha na utilização da YUMI e mostrando como a plataforma tem ajudado a Mediaset a integrar informação de múltiplas fontes e a maximizar o potencial de audiência da sua grelha de programas.

Extending YUMI Capabilities foi o mote da apresentação conjunta de Francisco Giménez, Diretor Comercial da Markdata, e Paulo Jorge Soares, consultor, que partilharam alguns dos desenvolvimentos de um novo módulo de previsão de audiências de Tv, que a empresa pensa ter disponível no início do 2º semestre de 2019.

Depois de um intervalo para almoço, os trabalhos foram retomados com uma comunicação de Francisco Giménez e Vítor Morais, responsável de desenvolvimento na Markdata, sob o tema Integrating Audiences with Proprietary Systems e mostrando as capacidades de personalização dos outputs da YUMI com a utilização dos módulos de programação MMF e MARGE, a evolução do módulo MAFRAS.

Paulo Silva, Diretor Técnico da Markdata, trouxe ao encontro os princípios matemáticos e estatísticos da fusão de dados. A sua comunicação, Strategies with a Single Source Cross Media Studies, mostrou metodologias e exemplos concretos de fusão de dados de vários estudos de audiência.

Creating Synergies with Good Storytelling foi o mote de Cátia Rosa, Client Service Account Executive na Markdata, que mostrou como a utilização do iReports permite conhecer em detalhe as características de um programa de televisão em várias vertentes, desde a audiência ao buzz social.

O primeiro dia encerrou com uma comunicação de Arménio Lopes, responsável pelo Polo de desenvolvimento da Markdata em Braga, que apresentou a nova box SAM - Smart Audio Matching, um novo meter em desenvolvimento pela Markdata e que José Manuel Oliveira considera irá ser "o melhor meter do mercado".

SAM é uma box de pequenas dimensões e custo mais acessível que utiliza tecnologia de áudio matching para medir audiências de Tv dentro ou fora do lar (usando uma aplicação para smartphone).

O segundo dia foi iniciado por José Manuel Oliveira que, com o tema The Future and Resistance to Change, abordou algumas das questões que os utilizadores enfrentam quando pretendem analisar informação em diferentes sistemas operativos e a partir de diferentes plataformas.

Introduzindo a YUMI Web, referiu a sua capacidade em operar a partir de qualquer dispositivo, com outputs facilmente exportáveis e partilha das análises nas redes sociais.

Luís de Borba, Client Service Account Executive na Markdata, com Audience Analysis Tomorrow fez a apresentação da YUMI Web, mostrando as principais funções desta aplicação bem como alguns dashboards que se podem construir.

Paulo Jorge Soares, com o tema The Dream Meal - Building Reports for Tomorrow, demonstrou algumas das capacidades da YUMI do ponto de vista do utilizador.

Luís de Borba prosseguiu a apresentação da YUMI Web, com uma série de análises considerando canais de TV, marcas e anunciantes e deu uma antevisão do futuro das aplicações Markdata, com a YUMI Virtual Assistant, uma aplicação para smartphone com reconhecimento de voz e inteligência artificial.

Da parte da tarde, Nadir Antunes, Client Service Account Executive na Markdata, com o tema Taking Media Planning to the Web salientou as vantagens de realizar o planeamento de campanhas de Media dentro da YUMI Web. Este planeamento permite, entre outros aspetos, simular e extrapolar os resultados de uma campanha, compreender o seu impacto orçamental e ir ao encontro das expectativas dos diversos intervenientes em media.

Na apresentação seguinte, Manuel Monteiro, Diretor Técnico da Marktest, e António Fatela, Diretor Técnico da Markdata, abordaram o tema A New Look Into Digital Measurement, que mostrou o percurso de medição do "digital" na Marktest.

A última intervenção do dia foi reservada para Cross Tabulating Survey Data in the Cloud, apresentada por Bárbara Gomes, Diretora Técnica da Marktest e Corina Neves, Client Service Account Executive na Markdata, que mostraram o processo de tabulação e distribuição de resultados de estudos de mercado através da YUMI Web, usando como exemplo o estudo TGI.

No final da tarde, José Manuel Oliveira encerrou esta 12ª Reunião Internacional.

O evento contou com os habituais momentos de networking, demonstrações individuais e apresentações entre as várias equipas e parceiros presentes. Parabéns Markdata. Até à próxima Reunião Internacional!

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais