Subiram concessões de estatuto de residente

Subiram concessões de estatuto de residente

placeholder

Os dados do SEF publicados pelo INE mostram uma subida do número de concessões de autorização de residência a estrangeiros para os valores mais elevados da década.

Grupo Marktest
12 março 2019

De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do Ministério da Administração Interna, publicados pelo INE e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, foram concedidas a estrangeiros 61 413 autorizações de residência em Portugal no ano 2017, o número mais elevado desta década.

Entre 2009 e 2013 registou-se uma quebra sistemática no número de autorizações de residência a estrangeiros, para um valor mínimo de 33 246. Despois dessa data, assistimos a um aumento destas autorizações, em especial nos dois últimos anos. O valor de 2017 é assim quase o sobro do observado em 2013.

Este acréscimo de autorizações face a 2013 foi comum à generalidade dos concelhos. Em 234 dos 308 concelhos este número aumentou face a 2013, em 5 manteve-se inalterado e em 69 concelhos diminuiu.

Vila Velha de Ródão, Câmara de Lobos e Porto Moniz foram os concelhos onde estas autorizações mais aumentaram, multiplicando por 20, 14 e 12 os valores de 2013, respetivamente.

Cerca de um quarto das autorizações concedidas em 2017 foram a estrangeiros residentes no concelho de Lisboa, seguido dos concelhos de Cascais, Sintra, Porto e Coimbra. Em conjunto, nestes cinco municípios encontram-se 40% do total de estrangeiros com autorização de residência.

Em termos relativos, contudo, o concelho de Odemira é aquele onde esta população tem um maior peso, representando 4.9% dos residentes no concelho. Em concelhos algarvios como Vila do Bispo, Albufeira, Lagos e Tavira o peso dos estrangeiros com autorização de residência também supera os 3.5%.

Já nos concelhos de Boticas, Manteigas, Mesão Frio, Penedono, Sabrosa e Sardoal nenhuma autorização de residência foi concedida em 2017.

Os dados concelhios desta análise são publicados pelo INE e estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online.

Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais