Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O número de infetados e mortos por Covid-19 em Portugal – o mais elevado desde o início da Pandemia - foi o tema em destaque nas notícias de Tv entre 19 e 25 de outubro de 2020.

Grupo Marktest
27 outubro 2020

A Pandemia de Covid-19 foi o grande destaque da última semana. Portugal bate recordes de novos casos e de mortes diárias desde o início da pandemia. A pressão sobre o SNS aumenta de forma dramática com o crescimento dos números de doentes em internamento e em cuidados intensivos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 525 notícias e 20 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 8 horas de emissão e 183 notícias emitidas.

A aprovação do OE para 2021 foi outro dos temas em destaque. O Governo e a oposição negoceiam a aprovação do OE 2021, um processo que poderá passar por uma aprovação na generalidade, com a abstenção de PCP e PAN, e a continuação de negociações para a aprovação final do documento. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 78 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 33 notícias emitidas.

O desporto nacional esteve igualmente em destaque. João Almeida, depois de duas semanas de camisola rosa, perdeu a liderança da classificação da Volta a Itália, tendo terminado em quarto lugar na classificação final. Ruben Guerreiro foi outro dos ciclistas portugueses em destaque, ao terminar a prova com a camisola azul de rei da montanha da prova Italiana. Em semana de competições da UEFA, de registar as vitórias de Benfica e Braga na Liga Europa e a derrota de FC Porto frente ao Manchester City na Liga dos campeões. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 197 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 81 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque na última semana foi para a semana com os números mais elevados de infetados e mortes desde o início da pandemia em Portugal. O tema representou 76% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais