Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A Pandemia de COVID-19 continua a ser o destaque nas notícias de Tv na semana 29 de março a 4 de abril de 2021.
Grupo Marktest
6 abril 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 foi o destaque da última semana. O Governo deu luz verde para a 2ª fase do desconfinamento e prepara-se igualmente a 2ª fase da vacinação que terá a idade como critério base. Foi ainda definido um plano que contempla centros de vacinação com o objectivo de vacinar em massa toda a população. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 323 notícias e 11 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 4 horas e meia de emissão e 126 notícias emitidas.

Pelo segundo ano consecutivo os portugueses viveram a quadra pascal em confinamento. Algumas regiões não deixaram de assinalar a quadra mantendo a sua tradição e respeitando as regras do confinamento. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 121 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 2 horas e meia de emissão e 54 notícias emitidas.

No âmbito internacional esteve em destaque na última semana a situação no norte de Moçambique. Milícias rebeldes associadas com o Estado islâmico atacaram a Vila de Palma na província de Cabo Delgado, importante centro de exploração de gás. Nos campos de deslocados nos arredores de Pemba, capital da província, juntam-se milhares de refugiados sobreviventes de aldeias e vilas destruídos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 113 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 51 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Com a 1ª fase de vacinação prestes a terminar, Governo prepara a 2ª fase que terá na sua base o critério da idade e a vacinação em massa da população. O tema representou 48% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais