Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O crescimento da pandemia na Europa foi o destaque nas notícias de Tv de 18 a 24 de outubro de 2021.
Grupo Marktest
26 outubro 2021
placeholder

O destaque da última semana foi para a pandemia de Covid-19. Apesar do esforço de vacinação a pandemia regista crescimento acentuado no norte da Europa. Em Portugal arranca a vacinação simultânea de gripe e covid-19, tendo sido registados alguns surtos em lares. As autoridades acreditam ter a situação sob controlo, sendo de esperar crescimento da pandemia devido à época do ano que atravessamos. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 124 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 46 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em foco na última semana foi a discussão e negociação para a aprovação do OE 2022. O Governo continua a negociar com BE e CDU de forma a obter apoio para aprovar a proposta de Orçamento de Estado para 2022 na generalidade. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 116 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 42 notícias emitidas.

Outro dos temas que continua a ser destaque é o aumento do preço dos combustíveis. Na sequência dos protestos, o Governo aprovou medidas para mitigar este aumento dos preços, que pode comprometer o arranque da economia no pós-pandemia. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 111 notícias e 4 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 40 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para as negociações para a aprovação do OE 2022 entre o Governo e oposição. O tema representou 55% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais