Sondagens legislativas há 12 anos no site do Grupo Marktest
Sondagens legislativas há 12 anos no site do Grupo Marktest
placeholder
O Grupo Marktest atualiza desde 2009 um dossier de sondagens legislativas, que é já uma referência para muitos jornalistas e investigadores. Confira os últimos resultados.
Grupo Marktest
23 novembro 2021

O Grupo Marktest publica regularmente, desde 2009, as sondagens de intenção de voto para a Assembleia da República, no seu Dossier Sondagens Eleitorais para as Legislativas.

Este Dossier conta até ao momento com 463 sondagens, realizadas por 9 empresas (Aximage, CESOP-Universidade Católica, Euroexpansão, Eurosondagem, ICS/ISCTE, Intercampus, Marktest, Multidados e Pitagórica) e um total de mais de 410 mil entrevistas, uma amostra média de 956 entrevistas por sondagem.

A Marktest recolhe os dados das sondagens junto dos órgãos de comunicação social que as divulgam. Uma vez que estejam disponíveis para consulta no site da ERC, remete para os documentos originais aí depositados.

O Dossier apresenta intenções de voto para os partidos analisados em cada sondagem, tradicionalmente PS, PSD, CDS-PP, BE e PCP-PEV. A partir de 2015, a informação foi alargada para também incluir o PAN e em 2019 deu entrada no Dossier o Aliança, o Iniciativa Liberal, o Livre e o Chega.

Desde 2009, a Eurosondagem foi a empresa que mais sondagens realizou, 149, e mais entrevistas, que já ultrapassam as 153 mil, uma amostra média de 1027 entrevistas por sondagem.

A Euroexpansão, que no período considerado apenas realizou uma sondagem, foi, no entanto, o instituto com uma amostra maior, de 1504 entrevistas.

Os últimos resultados disponíveis, numa sondagem da Intercampus realizada entre 5 e 11 de novembro, mostram o PS a liderar as intenções de voto, com 39.0%, seguido do PSD, com 28.1%, BE com 7.7%, Chega com 6.3%, PCP-PEV com 5.3%, PAN com 4.4%, Iniciativa Liberal com 4.2%, CDS-PP com 2.0% e o Livre com 0.2%, havendo ainda 2.8% de Outros, Brancos e Nulos. Esta sondagem foi publicada pelo jornal Correio da Manhã e CMTV a 15 de novembro de 2021.

O acesso a esta informação é gratuito, requerendo apenas um registo no nosso site.

Para estar atualizado sobre estas sondagens consulte o Dossier Sondagens Eleitorais para as Legislativas ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.