Qualidade de vida: Porto Santo com maior percentagem de resíduos recolhidos de forma seletiva
Qualidade de vida: Porto Santo com maior percentagem de resíduos recolhidos de forma seletiva
placeholder
Uma análise de um dos indicadores que compõem o rating de qualidade de vida da Marktest revela que Porto Santo é o concelho com maior percentagem de resíduos recolhidos de forma seletiva. Também em Alvito mais de 50% dos seus resíduos tem esta forma de recolha.
Grupo Marktest
4 janeiro 2022

placeholder Os dados do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, mostram que em Portugal foram recolhidas 5,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos em 2019. Destas, mais de um milhão de toneladas foi recolhida de forma seletiva.

Desde 2002, o peso da recolha seletiva tem mostrado uma tendência de crescimento, chegando a 2019 com o valor mais elevado, de 21.3%, cinco vezes mais do que há 20 anos.

Em termos concelhios, Porto Santo foi, em 2019, o concelho onde a recolha seletiva teve um maior peso, representando 60.6% de todos os resíduos recolhidos no concelho. Também em Alvito esta recolha foi maioritária, representando 54.1% das recolhas. E em Avis, Lagoa (Região Autónoma dos Açores), Lajes das Flores, Palmela e Vidigueira representou mais de 40%.

Em sentido contrário, em Alijó, Alpiarça, Mesão Frio, Mogadouro e Salvaterra de Magos a recolha seletiva não chegou a atingir 6% de todos os resíduos recolhidos nesses concelhos.

A percentagem de resíduos recolhidos de forma seletiva é um dos indicadores que compõem o rating de qualidade de vida da Marktest, calculado com mais 14 outros indicadores e disponível na aplicação web Municípios Online. Alguns dos seus outros componentes serão também objeto de análise nas próximas semanas.

Clique neste gráfico para visualizar a percentagem de resíduos recolhidos de forma seletiva nos vários concelhos e na legenda para remover/adicionar concelhos de cada uma das regiões.

O rating de qualidade de vida é composto por 15 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.

Estes ratings estão disponíveis numa aplicação web, onde são apresentados em vários formatos, nomeadamente num dashboard que assinala com uma determinada cor os indicadores e as componentes deste rating de acordo com as notações obtidas. Pela sua visualização, é fácil e imediata a identificação das forças e fraquezas de cada concelho, dando assim um contributo ao estudo das melhores estratégias a adotar em função dessa avaliação.

Consulte aqui mais informação sobre estes ratings e a aplicação Municípios Online ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais