Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O aumento de casos positivos de COVID-19 em Portugal foi o destaque nas notícias de Tv de 27 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022.
Grupo Marktest
4 janeiro 2022
placeholder

A pandemia de Covid-19 foi o destaque da última semana. Enquanto a vacinação prosseguiu em bom ritmo com a vacinação das crianças e dos maiores de 40 anos, a testagem disparou para valores recorde. Os portugueses procuraram garantir a entrada no novo ano em segurança, perante o aumento de casos positivos, associados à nova variante Omicron do coronavírus. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 370 notícias e 12 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 5 horas de emissão e 153 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana, foi mais uma Passagem de Ano em pandemia. Por todo o mundo os habituais festejos foram condicionados pela pandemia. Em Portugal apenas alguns municípios organizaram festejos, procurando não promover as habituais aglomerações de pessoas. De destacar a Madeira, onde se efectuou o habitual fogo de artificio na baía do Funchal. As tradições e costumes das várias regiões foram tema em foco ao longo da semana. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 206 notícias e quase 7 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 70 notícias emitidas.

O futebol português esteve igualmente em foco. Jorge Jesus abandonou o comando técnico do Benfica, sendo substituído por Nelson Veríssimo. O clássico FC Porto vs Benfica marcou a estreia do novo técnico do Benfica, com o resultado a ser a vitória do FC Porto. O FC Porto mantém assim a liderança da Liga BWIN com os mesmos pontos do Sporting. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 132 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 54 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Com o aumento dos casos positivos a vacinação e a testagem prosseguiram em grande ritmo. Os portugueses procuram garantir a entrada no novo ano em segurança. A Linha SNS24 revelou dificuldade para responder ao elevado número de chamadas. O tema representou 60% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais