Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
As eleições legislativas foram o tema em destaque nas notícias de Tv entre 10 e 16 de janeiro de 2022, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
18 janeiro 2022
placeholder

As Legislativas 2022 foram o grande destaque da última semana. O debate entre os líderes do PS e PSD marcou o fim da pré-campanha eleitoral. As propostas dos partidos foram apresentadas, sendo agora tempo das máquinas eleitorais apresentarem os candidatos locais de cada partido às populações. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 292 notícias e quase 16 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 7 horas de emissão e 102 notícias emitidas.

A pandemia de Covid-19 continuou a ser um dos focos da última semana. A testagem no regresso à escola, assim como a vacinação dos docentes e funcionários, continua a ser prioritária. Os membros das assembleias de voto das próximas eleições foram igualmente considerados como prioritários para vacinação, aguardando-se uma decisão acerca de como pode ser exercido o direito de voto dos infetados ou em isolamento por Covid-19. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 287 notícias e 9 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 4 horas de emissão e 97 notícias emitidas.

O futebol português continuou igualmente em foco. Na Taça de Portugal, aconteceu uma surpresa, com o Mafra, da segunda liga, a vencer e eliminar o Portimonense, da Primeira liga. Na liga Bwin, o FC Porto e o Sporting venceram e mantiveram as posições de líder e vice-líder respetivamente. O Benfica manteve a terceira posição, mas perdeu pontos para os líderes, ao empatar com o Moreirense. O serviço Telenews da MediaMonitor contabilizou um total de 108 notícias e quase 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e 37 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pré-campanha das Legislativas 2022. Os debates entre os líderes partidários e a evolução dos resultados das sondagens estiveram em foco. O tema representou 38% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt