Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
As eleições legislativas de dia 30 foram o tema em destaque nas notícias de Tv entre 24 a 30 de janeiro de 2022, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
1 fevereiro 2022
placeholder

O Partido Socialista foi o vencedor das Legislativas 2022. O PS venceu em todos os distritos de Portugal Continental, apenas não venceu na região autónoma da Madeira. António Costa liderou uma campanha que obteve uma inesperada maioria absoluta, que nenhuma sondagem conseguiu prever. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 602 notícias e 34 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 13 horas de emissão e 182 notícias emitidas.

A pandemia de Covid-19 continuou igualmente a ser um dos temas em foco na última semana. Continua a aumentar a pressão sobre os hospitais devido ao aumento de casos de covid-19, esperando-se que Portugal atinja o pico pandémico no próximo mês de fevereiro. O SNS começa a sentir alguma pressão face ao número dé internamentos. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 204 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 81 notícias emitidas.

O desporto português esteve também mais uma vez em foco na última semana. Em Leiria, realizou-se a Final Four da Taça da Liga, competição que terminou com a vitória do Sporting sobre o Benfica. A selecção de Futsal continuou a sua caminhada vitoriosa na defesa do título Europeu, terminando só com vitórias a fase de grupos da competição. O serviço Telenews da MediaMonitor contabilizou um total de 107 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 52 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a última semana da Campanha Eleitoral e para a noite eleitoral das Legislativas 2022. O final da campanha eleitoral e a vitória inesperada do PS na noite eleitoral foram os destaques. O tema representou 74% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt