Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A invasão da Ucrânia pelas forças militares russas foi o tema em destaque nas notícias de Tv entre 28 de fevereiro a 6 de março de 2022, segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
8 março 2022
placeholder

A invasão da Ucrânia por forças russas escalou para uma guerra total, com múltiplas zonas de combate ao longo do território da Ucrânia. As fronteiras da Polónia, Hungria e Roménia são os principais pontos de entrada na União Europeia para centenas de milhar de refugiados. Em Portugal, que tem uma comunidade ucraniana estabelecida e integrada, são várias as iniciativas da sociedade civil para enviar e prestar auxílio às populações em fuga. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 973 notícias e 46 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 17 horas de emissão e 366 notícias emitidas.

Como consequência da guerra na Ucrânia, o tema da energia esteve em destaque. Em Portugal, o aumento dos combustíveis foi a principal consequência deste conflito, levando muita gente a procurar abastecer o seu veículo antes da entrada em vigor dos novos preços. Na Europa, aguarda-se o choque deste aumento de custos para as empresas, tendo como consequência o aumento de preços generalizados e pressões inflacionistas na economia. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 60 notícias e quase 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.

O desporto, de uma maneira geral, e o futebol, em particular, reagiu ao conflito na Ucrânia isolando a Rússia, tendo as selecções e clubes Russos sido banidos das competições internacionais. Em destaque, na última semana, esteve a vitória e medalha de ouro de Jorge Fonseca no Open de Praga em Judo. No futebol nacional, o FC Porto venceu o Sporting em Alvalade na primeira eliminatória da meia-final da Taça de Portugal, colocando-se em vantagem na eliminatória. Frederico Varandas foi reeleito presidente do Sporting com mais de 85% dos votos. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 56 notícias e 1 hora e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 37 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a guerra na Ucrânia. O dia a dia da invasão russa, os combates e o desastre humanitário em curso, com a fuga das populações das zonas de guerra, foram os destaques ao longo da semana. O tema representou a totalidade das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha