Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A guerra na Ucrânia, em resultado da invasão deste país pelas forças militares russas, foi o tema em destaque nas notícias de Tv entre 7 e 13 de março de 2022, segundo os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
15 março 2022
placeholder

A Guerra na Ucrânia foi tema em destaque na última semana. Desde a tragédia dos refugiados e o papel da sociedade civil portuguesa na ajuda humanitária, até às conversações de paz que continuam a decorrer, passando pelos desenvolvimentos da guerra no terreno, a guerra foi tema em foco em termos nacionais e internacionais. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 844 notícias e 40 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 15 horas de emissão e 329 notícias emitidas.

O impacto económico da Guerra na Europa foi igualmente tema em análise ao longo da última semana. O aumento do petróleo e da energia em geral será apenas um dos factores que vai condicionar o desempenho da economia europeia durante este ano. Os mercados de matérias-primas, desde os cereais aos minerais, já estão sob pressão inflacionista. Em Portugal o Governo procura atenuar o aumento dos combustíveis. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 151 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas e meia de emissão e 61 notícias emitidas.

O desporto português esteve também em foco na última semana. Na ginástica acrobática, Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira sagraram-se bicampeãs mundiais. As duas ginastas venceram a medalha de ouro no Campeonato do Mundo que decorre em Baku, capital do Azerbaijão. Em Portugal, Auriol Dongmo venceu a Taça da Europa no lançamento do peso feminino, numa prova que decorreu em Leiria. No futebol, Cristiano Ronaldo tornou-se o jogador com mais golos na história do futebol em jogos oficiais. O jogador marcou um hat-trick na vitória do Manchester United frente ao Tottenham na Liga Inglesa. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 52 notícias e 1 hora de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 40 minutos de emissão e 35 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana o destaque foi para a Guerra na Ucrânia. Os bombardeamentos de instalações militares e civis, as conversações de paz, o apoio humanitário aos refugiados de guerra, e as consequências para o resto do mundo com os aumentos dos preços dos combustíveis, foram os assuntos em destaque ao longo da semana. O tema representou 100% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha