Portugueses viram em média 5h21m de TV por dia Portugueses viram em média 5h21m de TV por dia De acordo com os dados do Media & Advertising Global Report, da Marktest, em 2022, os portugueses viram, em média, 5 horas e 21 minutos de televisão por dia. Grupo Marktest 11 abril 2023 ![]() Os dados do Media & Advertising Global Report 2022, uma análise anual da Marktest que sistematiza a informação mais relevante sobre a audiência e investimentos publicitários nos meios em Portugal, revelam que os portugueses passaram em média 5h21m por dia a ver televisão em 2022. Este valor que representa uma quebra de 17 minutos face à média registada no consumo televisivo em Portugal no ano anterior. A avaliação ao consumo de televisão em Portugal permite constatar ainda que as mulheres, os mais idosos e os residentes no Norte são os targets com maior apetência para o meio televisivo. Relativamente aos conteúdos televisivos mais emitidos, os programas de Divertimento foram os que mais tempo ocuparam na grelha da RTP1, SIC e TVI. A única exceção entre os canais free to air foi a RTP2, onde predominaram programas juvenis. O Media & Advertising Global Report da Marktest avalia também indicadores sobre a cobertura noticiosa, onde se verificou que os quatro canais generalistas emitiram durante o último ano 85 mil notícias, com uma duração total de 3164 horas. Considerando os registos históricos de audiência e de cobertura noticiosa, este foi o segundo valor mais alto em horas de emissão de notícias nos últimos 15 anos. Só em 2020, no pico da pandemia de Covid19, os canais generalistas dedicaram mais tempo à emissão de notícias. Na análise ao tipo de noticiário emitido constata-se que, em média, 60% das notícias nos quatro canais generalistas foram de âmbito nacional. Esta proporção foi, no entanto, consideravelmente mais baixa na RTP2, com apenas 46% de noticiário de âmbito nacional. A informação do Media & Advertising Global Report está acessível através da Plataforma YumiAnalytics web, um software de nova geração que permite trabalhar e analisar de forma integrada e dinâmica a informação mais relevante do mercado da média e publicidade em Portugal. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto. |
Notícias
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- Semiotics and Cultural Insights
Segundo a organização, esta conferência trará novas perspectivas acerca da aplicação da semiótica aos diversos desafios empresariais.
13 de fevereiro de 2025
MRS - The Market Research Society
Londres, Inglaterra
- ESOMAR Academy: Synthetic Data, Promises and Pitfalls
Formação online, realizada pela ESOMAR, destinada a agências ou marcas e profissionais que realizem estudos quantitativos ou qualitativos.
18 a 20 de fevereiro de 2025
ESOMAR