Portugueses viram em média 5h21m de TV por dia
Portugueses viram em média 5h21m de TV por dia
placeholder
De acordo com os dados do Media & Advertising Global Report, da Marktest, em 2022, os portugueses viram, em média, 5 horas e 21 minutos de televisão por dia.
Grupo Marktest
11 abril 2023
placeholder

Os dados do Media & Advertising Global Report 2022, uma análise anual da Marktest que sistematiza a informação mais relevante sobre a audiência e investimentos publicitários nos meios em Portugal, revelam que os portugueses passaram em média 5h21m por dia a ver televisão em 2022. Este valor que representa uma quebra de 17 minutos face à média registada no consumo televisivo em Portugal no ano anterior.

A avaliação ao consumo de televisão em Portugal permite constatar ainda que as mulheres, os mais idosos e os residentes no Norte são os targets com maior apetência para o meio televisivo.

Relativamente aos conteúdos televisivos mais emitidos, os programas de Divertimento foram os que mais tempo ocuparam na grelha da RTP1, SIC e TVI. A única exceção entre os canais free to air foi a RTP2, onde predominaram programas juvenis.

O Media & Advertising Global Report da Marktest avalia também indicadores sobre a cobertura noticiosa, onde se verificou que os quatro canais generalistas emitiram durante o último ano 85 mil notícias, com uma duração total de 3164 horas.

Considerando os registos históricos de audiência e de cobertura noticiosa, este foi o segundo valor mais alto em horas de emissão de notícias nos últimos 15 anos. Só em 2020, no pico da pandemia de Covid19, os canais generalistas dedicaram mais tempo à emissão de notícias.

Na análise ao tipo de noticiário emitido constata-se que, em média, 60% das notícias nos quatro canais generalistas foram de âmbito nacional. Esta proporção foi, no entanto, consideravelmente mais baixa na RTP2, com apenas 46% de noticiário de âmbito nacional.

A informação do Media & Advertising Global Report está acessível através da Plataforma YumiAnalytics web, um software de nova geração que permite trabalhar e analisar de forma integrada e dinâmica a informação mais relevante do mercado da média e publicidade em Portugal.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org