Sobe o número de estrangeiros com estatuto de residente
Sobe o número de estrangeiros com estatuto de residente
placeholder
Os dados de 2021 do SEF publicados pelo INE e disponíveis no sistema de informação Sales Index, da Marktest, registam uma tendência crescente no número de estrangeiros com estatuto legal de residente e com pesos muito distintos nos concelhos portugueses.
Grupo Marktest
18 abril 2023

De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do Ministério da Administração Interna, publicados pelo INE e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, existiam em Portugal, em 2021, 698 536 estrangeiros com estatuto legal de residente.

O número de estrangeiros com estatuto legal de residente tem vindo a registar valores crescentes desde 2016, chegando a 2021 com o valor mais elevado – 698 536 – 5.6% acima do registado no ano anterior.

Em Portugal, a comunidade estrangeira com estatuto legal de residente com maior expressão tem como país de origem o Brasil (29.3%), segue-se o Reino Unido (6.0%) e Cabo Verde (4.9%).

Do total de estrangeiros com estatuto legal de residente, 15.6% reside no concelho de Lisboa, seguido dos concelhos de Sintra, Cascais, Amadora e Loures. Nestes 5 municípios estão concentrados um terço do total de estrangeiros com estatuto legal de residente. É ainda de assinalar, embora com menor expressão, a concentração de estrangeiros na região do Algarve e Litoral Alentejano.

Já em termos do peso da população com estatuto legal de residente na população total, observa-se uma distribuição geográfica diferente, com os concelhos da região do Algarve a registar um peso significativo desta população na população total (Vila do Bispo 41% e Albufeira 37.2%). A estes segue-se o concelho de Odemira (região do Alentejo Litoral), com um peso de 37% de estrangeiros na população total.

No total, o número de estrangeiros com estatuto legal de residente representam 6.8% da população residente em Portugal, o que significa que, em cada 15 residentes, um tem este estatuto.

Os dados concelhios desta análise são publicados pelo INE e estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest.

Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org