Preços baixos e entregas gratuitas são os fatores mais decisivos para a escolha de lojas online
Preços baixos e entregas gratuitas são os fatores mais decisivos para a escolha de lojas online
placeholder
O barómetro e-Commerce de 2023, da Marktest, revela qual o fator decisivo na escolha da loja online e a principal razão de abandono da compra.
Grupo Marktest
12 março 2024

placeholder

De acordo com os dados de 2023 do Barómetro de e-Commerce, da Marktest, os preços mais baixos e a entrega gratuita dos produtos são os fatores mais decisivos para a escolha das lojas digitais por parte dos portugueses que compram online. Já a inexistência de portes de envios foi o fator decisivo que mais cresceu entre as duas últimas vagas deste estudo.

De acordo com as conclusões do Barómetro, no universo de 62% de portugueses que já compram online, o fator preço continua a ser o mais preponderante na definição da loja online onde compram artigos: 58% dos compradores escolhem a loja com preços mais baixos.

Mas o fator que mais subiu entre 2022 para 2023 foi “não ter portes de envio”, que cresceu 5.4 pontos percentuais (p.p.) e é já indicado como fator decisivo para a escolha da loja por 39.9% dos portugueses que compram online, ocupando assim a segunda posição deste ranking. O terceiro fator mais indicado pelos portugueses continua a ser a disponibilidade dos artigos, indicada por 24.8% dos inquiridos.

Refira-se também que o segundo fator que mais subiu nas duas últimas edições do estudo foi o método de pagamento utilizado, com um acréscimo de 3.5 p.p., para 21.1%. Com este crescimento, o fator relacionado com os métodos de pagamento sobe duas posições no ranking de fatores de escolha, passando do 9.º para o 7.º lugar.

Outra conclusão que parece reforçar a importância atribuída aos portes de envio pelos portugueses que compram online é o facto de os “portes demasiado elevados” serem o fator mais indicado no estudo entre as razões para o abandono da compra online, com 74.8% de referências entre quem assume o hábito de compras em ambiente digital. A “falta de confiança na loja online” e os “preços altos em comparação com a concorrência” fecham o Top3 de razões para abandono da compra online.

O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares. O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15+ anos.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org