Lisboa, Porto, Sintra, Gaia e Cascais concentram um quinto do Poder de Compra
Lisboa, Porto, Sintra, Gaia e Cascais concentram um quinto do Poder de Compra
placeholder
Os dados do Sales Index, da Marktest, colocam 5 concelhos no topo do poder de compra, concentrando quase 21% do total de Portugal Continental.
Grupo Marktest
9 abril 2024

Os dados do sistema de geomarketing Sales Index da Marktest revelam que em apenas 5 concelhos estão concentrados 20.7% do poder de compra de Portugal Continental. Nos concelhos de Lisboa, Porto e Sintra, encontramos 15.30% do total do poder de compra, o que demonstra claramente as assimetrias regionais que continuam a caracterizar Portugal.

Criado pela primeira vez em 1992, o índice sales index permite acompanhar anualmente como se caracterizam os concelhos do Continente em relação aos indicadores de poder de compra regional.

A edição de 2024 deste índice mostra-nos as já habituais assimetrias regionais com um elevado peso de um conjunto muito restrito de concelhos. De facto, em apenas 7 concelhos, que ocupam uma área correspondente a 1% do território do Continente, estão concentrados um quarto (25.82%) do total do poder de compra de Portugal Continental.

Este índice, que totaliza 1000 no conjunto dos 278 concelhos do Continente, apresenta um valor máximo em Lisboa (84.51‰). Porto é o segundo concelho com maior poder de compra, seguido de Sintra, Vila Nova de Gaia, Cascais, Loures e Oeiras.

Alargando esta análise, vemos que um terço do poder de compra do Continente se concentra em apenas 12 concelhos e que metade deste índice está localizado em 26 concelhos, identificados no mapa seguinte:

Estes 26 concelhos representam apenas 6% da área total do Continente, mas concentram 48% da sua população residente, 28% do parque habitacional, 42% das dependências bancárias, 48% da atividade do Multibanco, 46% dos estabelecimentos comerciais, 60% dos registos de automóveis, 44% do consumo de eletricidade ou 69% dos médicos inscritos na Ordem. Nestes concelhos localizam-se 51% das empresas nacionais, 58% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 30% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais).

O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.

É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de eletricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e constitui uma referência na aplicação para o Geomarketing Sales Index , que a Marktest desenvolve desde então. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org