Portugueses preocupados com Guerra na Ucrânia
Portugueses preocupados com Guerra na Ucrânia
placeholder
Os dados do Barómetro Político de junho da Marktest, mostram que a maioria dos portugueses considera a guerra na Ucrânia uma ameaça a Portugal e à Europa.
Grupo Marktest
30 julho 2024

Os dados do Barómetro Político de junho da Marktest, revelam a preocupação dos portugueses face à guerra na Ucrânia. 71.8% consideram que esta guerra constitui uma ameaça a Portugal e 90.3% dos inquiridos consideram que constitui uma ameaça à Europa.

placeholder

Para os mais idosos (65 e mais anos) está claro que esta guerra constitui uma ameaça para a Europa com 94.9% dos indivíduos desta faixa etária a concordar com esta afirmação. Também entre os inquiridos da Grande Lisboa, do Litoral Centro e das classes Alta e Média Alta é claro este consenso havendo uma percentagem de concordância acima de 90% (93.7%, 92.1% e 93.5%, respetivamente).

Já relativamente ao facto de a guerra na Ucrânia constituir uma ameaça para Portugal, a percentagem de concordância com esta afirmação é mais baixa, mas ainda assim muito relevante, particularmente entre os indivíduos entre os 55 e os 64 anos (77.0%) e os residentes no Litoral Centro e Sul (77.0% e 77.6%, respetivamente).

Esta sondagem foi realizada pela Marktest, entre os dias 5 e 7 de junho de 2024. O universo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos de idade residentes em Portugal Continental. A amostra de estudo é constituída por 440 entrevistas, distribuídas de forma proporcional ao universo em estudo de acordo com os dados dos Censos 2021 - INE, tendo sido aplicadas quotas de género, idade e região Marktest. A margem de erro máxima para o total, para um intervalo de confiança de 95%, é de ±4.67%. A recolha da informação foi realizada através de um questionário estruturado constituído por perguntas fechadas, aplicado ao Access Panel da Marktest por via de um questionário de auto-preenchimento online, através do sistema C.A.W.I. ("Computer Assisted Web Interview"). Na fase de tratamento os dados forma alvo de extrapolação de acordo com o universo em estudo.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais