Museus de Lisboa recebem quase 4 milhões de visitantes
Museus de Lisboa recebem quase 4 milhões de visitantes
placeholder
Segundo os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, os museus do concelho de Lisboa receberam quase 4 milhões de visitantes em 2022, mais do dobro do ano anterior, mas menos 28% do que em 2019.
Grupo Marktest
20 agosto 2024

placeholder Os 58 museus contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em atividade no concelho de Lisboa em 2022, receberam 3 milhões e 868 mil visitantes, o que corresponde a uma média diária de 183 visitantes por museu. É o valor mais elevado do país. Estes dados do INE estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online.

Em número de museus, Lisboa concentra 8.8% do total nacional apurado pelo INE nesse ano (658), mas em número de visitantes, essa proporção aumenta para 24.5%.

Uma atividade fortemente afetada pela pandemia, o número de visitantes de museus aumentou nos últimos 2 anos, mas ainda se encontra bastante abaixo dos quase 20 milhões que se registaram em 2018 e 2019.

Depois de Lisboa, são os museus localizados no concelho do Porto aqueles que recebem mais visitantes, com 3,5 milhões em 2022 (22% do total), seguidos dos que se encontram no concelho de Sintra, que receberam 2,3 milhões nesse ano (15% do total).

Em conjunto, estes 3 concelhos receberam 61.3% do total de visitantes de museus. Se juntarmos os localizados nos concelhos de Guimarães e Évora, obtemos dois terços dos visitantes. Braga, Funchal, Sesimbra, Mafra e Coimbra completam a lista de 10 concelhos com mais visitantes de museus em 2022.

Os dados desta anaálise estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais