68% de programação nacional na grelha das TVs
68% de programação nacional na grelha das TVs
placeholder
No primeiro semestre de 2025, RTP1, RTP2, SIC e TVI ofereceram cerca de 12 mil horas de programas produzidos em Portugal, o que representa 68.4% da sua oferta total.
Grupo Marktest
12 agosto 2025

placeholder Uma análise dos dados da MediaMonitor ao país de produção dos programas emitidos pela RTP1, RTP2, SIC e TVI entre janeiro e junho de 2025 permite verificar como a produção nacional liderou a oferta destes canais.

Neste período, mais de dois em cada três minutos de emissão foi relativo a programas produzidos em Portugal, que representaram 68.4% da oferta total, num total de mais de 36 mil programas com cerca de 12 mil horas de duração, o que equivale a uma média de 20 minutos por programa.

Os programas produzidos em outros países da UE foram os segundos mais frequentes, tendo ocupado 6.7% da grelha, seguidos por programas de produção conjunta, que representaram 3.1% da oferta e pelos programas produzidos no Brasil, com 2.5%. No conjunto, estas 4 origens corresponderam a 80.8% do tempo de emissão destes canais no período em análise.

Estes pesos foram diferentes entre os 4 canais, tendo sido a RTP2 o canal com a grelha mais diversa, com 48.1% de programas de produção nacional e 24.1% de outros países na UE. Na RTP1 a programação nacional teve um peso superior, de 78.6%, seguida da TVI, com 78.5% e da SIC, com 68.5%.

Esta análise foi realizada com recurso ao software YumiAnalytics Desktop da MediaMonitor, com a base de dados CAEM-TV, para o período compreendido entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2025 e não considera o tempo de emissão de publicidade. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • AdSummit

    Evento online para profissionais de Marketing Digital.

    15 a 17 de outubro de 2025

    AdSummit

    [email protected]

  • B9+ European Digital Summit

    Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.

    16 de outubro de 2025

    APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

    Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa

    [email protected]