Penetração de crédito habitação em mínimos de 20 anos
Penetração de crédito habitação em mínimos de 20 anos
placeholder
De acordo com os resultados do estudo Basef Banca da Marktest, o número de portugueses que recorrem ao crédito à habitação é hoje o mais baixo dos últimos 20 anos.
Grupo Marktest
23 setembro 2025

Os dados para o fecho do ano 2024 do estudo Basef Banca da Marktest indicam que 1 milhão e 743 mil portugueses possuem crédito à habitação, um valor que corresponde a 21.5% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos que possuem conta bancária e que identificam o(s) banco(s) onde têm conta.

Ao longo dos últimos 20 anos, o valor mais elevado de penetração deste produto bancário observou-se em 2013, com 21.6% e o mínimo agora em 2024, o que corresponde a uma quebra de 25% face àquele ano.

Considerando a penetração deste produto nos vários targets, vemos que o recurso a este crédito é bastante díspar entre os vários grupos etários, pois cerca de 80% dos subscritores têm entre 35 e 54 anos.

Também entre as classes sociais se observam diferenças acentuadas, com os valores a baixar de 35.4% junto das classes Alta e Média Alta, para os 13.8% junto das classes Média Baixa e Baixa.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • APODEMO Summit - A Nova Demografia em Portugal

    De acordo com a organização, este encontro reunirá demógrafos, sociólogos, economistas e marketers para refletir sobre as tendências demográficas que estão a moldar o futuro do país

    25 de novembro de 2025

    APODEMO

    Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

    [email protected]

  • Understanding Participant Preferences: Insights from Device Usage in Research

    Evento online. Este projeto faz parte da contribuição da MRS para a iniciativa “Global Data Quality". No âmbito desta colaboração, que inclui a análise de dados de respostas internacionais da empresas Kantar, Cint e Toluna entre 2016 e 2024, serão identificados e avaliados padrões de análise entre medições móveis e não móveis.

    25 de novembro de 2025

    MRS - The Market Research Society

    https://www.mrs.org.uk/event/professional-webinars/understanding-participant-preferences-insights-from-device-usage-in-research

    [email protected]