Lisboa, Porto e Sintra concentram mais de metade dos visitantes de museus
Lisboa, Porto e Sintra concentram mais de metade dos visitantes de museus
placeholder
Segundo os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, os museus dos concelhos de Lisboa, Porto e Sintra receberam mais de metade do total de visitantes de museus em 2024.
Grupo Marktest
16 dezembro 2025

placeholder Os 58 museus contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em atividade no concelho de Lisboa em 2022, receberam 3 milhões e 868 mil visitantes, o que corresponde a uma média diária de 183 visitantes por museu. É o valor mais elevado do país. Estes dados do INE estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online.

Em 2024, o INE contabilizava um total de quase 19,5 milhões de visitantes de museus nacionais, um acréscimo de 7.6% face ao ano anterior.

Uma atividade fortemente afetada pela pandemia, o número de visitantes de museus aumentou nos últimos anos, mas ainda se encontra abaixo dos valores registados em 2018 e 2019.

O concelho de Lisboa concentrou 21.9% dos visitantes, num total de quase 4,3 milhões de pessoas. No concelho do Porto contaram-se perto de 4 milhões de visitantes de museus e no concelho de Sintra 2,8 milhões.

Em conjunto, nestes 3 concelhos acorreram mais de metade (56.7%) dos visitantes de museus.

Muito longe destes valores, Coimbra e Évora completam a lista de cinco concelhos com maior número de visitantes de museus, com menos de meio milhão de visitantes.

Os dados desta análise estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992, e na sua aplicação web Municípios Online. Contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.