Ficha Metodológica



1. Universo

O universo deste estudo é constituído por indíviduos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes nas regiões da Grande Lisboa (Lisboa Cidade, Almada, Loures, Amadora, Sintra, Cascais, Oeiras e Odivelas) e Grande Porto (Porto Cidade, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Valongo e Maia).



2. Amostra e Modo de Selecção

A amostra de estudo é constituída por 250 entrevistas e apresenta-se distribuída da seguinte forma:



Sexo
Masculino 114 entrevistas
Feminino 136 entrevistas
Idade
18/24 Anos 31 entrevistas
25/34 Anos 52 entrevistas
35/44 Anos 43 entrevistas
45/54 Anos 46 entrevistas
55/64 Anos 34 entrevistas
Mais de 64 Anos 44 entrevistas
Região
Grande Lisboa 161 entrevistas
Grande Porto 89 entrevistas

Total:

250 entrevistas


O erro de amostragem desta sondagem, para um intervalo de confiança de 95% (P=50%) é de +/- 6.20%.



Modo de Selecção

A selecção dos lares a inquirir foi efectuada aleatoriamente, com base nas listas telefónicas da região da Grande Lisboa e Grande Porto. A selecção dos entrevistados, um em cada lar, foi efectuada através do método de quotas tendo em consideração as seguintes variáveis: sexo, idade e região do entrevistado.



Recolha da Informação

A recolha da informação foi realizada através de um questionário estruturado constituido por perguntas fechadas. As entrevistas foram recolhidas telefonicamente e registadas de imediato em computador através do Sistema CATI ("Computer Assisted Telephone Interview").

A recolha da informação foi realizada a partir dos escritórios da MARKTEST, em Lisboa, tendo decorrido no dia 18 e 20 de Junho de 2003.

Trabalharam nesta sondagem telefónica um total de 39 entrevistadores especializados neste tipo de entrevistas.

Todo o trabalho de recolha foi coordenado e supervisionado no local pelos coordenadores do estudo, sendo feito posteriormente supervisão telefónica através de um 2º contacto para o lar dos entrevistados, a cerca de 10,8% do trabalho realizado por cada entrevistador.