PS perde intenções de voto para PSD

No passado mês de Abril, verificou-se através do Barómetro Marktest/DN/TSF, que as intenções de voto no Partido Socialista (PS) estavam a subir, ultrapassando mesmo o Partido Social Democrata (PSD).

As análises ao mês de Maio vêm agora mostrar que as intenções de voto no PS, voltaram a baixar, (de 45.2% para 40.8%), beneficiando o PSD (que subiu de 34.7% para 40.4%) deixando estes dois partidos praticamente numa situação de empate. Nos restantes partidos políticos, não se fizeram sentir alterações significativas, como se pode observar pelo gráfico abaixo.

As intenções de voto, quando comparadas por Região Marktest, também apresentam algumas diferenças, relativamente ao resultado geral.

A região do Interior Norte é a que mais difere, já que, nesta região a maioria das intenções de voto é direccionada para o PSD (45.7%), o mesmo se acontecendo na Grande Lisboa ainda que com uma percentagem um pouco menos expressiva (43.7%). Nas regiões do Sul e do Grande Porto, as projecções apontam para o PS, sendo que nesta última região este partido ultrapassa metade das intenções de voto (54.9%). O Litoral Centro é o que mais se aproxima dos resultados gerais, atribuindo 41.4% das intenções de voto ao PS.

A população mais idosa (a partir dos 55 anos) atribui o seu voto ao PSD, enquanto que as restantes (dos 18 aos 54 anos) escolhem o PS.

Verifica-se também que, tal como em Abril, as mulheres continuam a preferir o PS, ainda que em menor percentagem (51.4% em Abril para 43% em Maio).

Consulte aqui a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest/DN/TSF.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais