Cinema em Análise

Os investimentos publicitários e as receitas de cinema têm aumentado. No ano se 2002, registaram-se 504 667 sessões de cinema correspondendo a um total de cerca de 19.5 milhões de espectadores e 73.2 milhões de euros de receitas de bilheteira, de acordo com as estatísticas da cultura do INE. Segundo dados da MediaMonitor, as inserções e os investimentos publicitários têm apresentado aumentos no primeiro quadrimestre de 2003, com particular aumento no mês de Março, mês em que são atribuídos os óscares de Hollywood.

A oferta das sessões de cinema têm aumentado desde os anos 90, à excepção do ano de 2000 onde existiu uma ligeira quebra relativamente ao ano de 1999, de forma a corresponder à procura deste meio. Consequentemente, também as receitas de bilheteira têm apresentado aumentos ano após ano, no ano de 2002 as receitas rondaram os 73.2 milhões de euros, mais 5.8% que em 2001 e 21.5% que em 2000. No período de dois anos, as receitas obtiveram uma taxa de crescimento de 21.5%.

Clique nos Gráficos
Receitas de Cinema
Sessões de Cinema
Fonte: INE, in General & Marketing Facts

Acompanhando este período favorável no cinema, encontram-se os investimentos publicitários e as inserções publicitárias neste meio. No primeiro quadrimestre deste ano de 2003, tanto o total de investimento como as inserções publicitárias têm aumento mês após mês, verificando-se um significativo aumento do investimento neste meio no mês de Março, com um crescimento na ordem dos 91%, justificado pelo facto de ser o mês em que estreiam em Portugal a maior dos filmes candidatos aos óscares de Hollywood e que, geralmente, levam muitas pessoas às salas de cinema.

Esta análise foi realizada com base nos produtos General & Marketing Facts da Marktest.com e o e-Adfast da MediaMonitor



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais