Investimento Publicitário das Cervejas

Com a chegada do calor, aumenta a procura de bebidas frescas e torna-se inevitável falar de cerveja.

Procurámos saber como evoluiu o investimento publicitário efectuado pelas diferentes marcas de cerveja nos vários meios, não só para analisar a evolução desse investimento durante o primeiro quadrimestre de 2003 mas também para analisar quais foram os meios de “eleição” pelas diferentes marcas.

Numa primeira análise, é importante referir que os meios que se destacaram ao longo deste período em termos de investimento por parte das diferentes marcas foram a Televisão e o Outdoor, assumindo ambos valores bastante superiores aos restantes meios (Cinema, Imprensa e Rádio).

Como se pode analisar no gráfico seguinte, o mês que registou um investimento mais elevado tanto em Televisão como em Imprensa foi Março, havendo uma pequena quebra seguidamente no mês de Abril.

Em ambos os meios (Outdoor e Televisão) a marca que se destaca no mês de Março é a Super Bock, que nesse mês garantiu cerca de 55% do investimento total das cervejas em Outdoor e 81.8% do investimento total das cervejas em Televisão.

Analisando o investimento em Televisão mais detalhadamente, podemos observar que a Super Bock é a marca claramente dominante no investimento das cervejas em Televisão, seguida pelas cervejas Cheers e Sagres. As restantes marcas (Carlsberg, Tagus e Amstel) registam apenas valores pontualmente mais elevados do que estas três marcas.

Apesar de ter sido ao longo de praticamente todo o período em análise a marca que mais investiu nos diferentes meios, em Fevereiro a Sagres registou um investimento muito superior ao da Super Bock em Outdoor, investindo cerca de 431 mil euros neste meio (face aos 19.7 mil euros investidos pela Super Bock).

Analisando o gráfico seguinte (que ilustra a evolução do investimento das marcas em Outdoor) destacam-se claramente estas duas marcas, seguidas pela Cristal (que em Março tem um investimento de 171 mil euros - ligeiramente superior ao da Sagres) e pela cerveja Cheers. As restantes marcas registaram investimentos bastante inferiores neste período.

Esta análise foi efectuada com base no software MMW/Admonitor da MediaMonitor para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Abril de 2003.
Todos os valores apresentados são a preços de tabela.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais