Refrigerantes cola

placeholderQuando falamos em refrigerantes é inevitável falar do segmento das Colas. Sendo um dos segmentos dos refrigerantes que detém maior quota de mercado, as Colas assumem uma posição de destaque no mercado dos refrigerantes.

Marcado por ser um segmento onde actua um número muito baixo de marcas, tem um comportamento específico e distinto dos restantes segmentos deste sector.

Em 2002, o segmento das Colas foi o que mais investiu em publicidade tanto em Televisão como em Imprensa, sendo a marca líder do segmento (Coca-Cola) a responsável pela maior percentagem destes montantes. Dos quase 16 milhões de euros investidos em Televisão ao longo de 2002 pelo segmento das Colas (preços de tabela), mais de 91% (14.5 milhões de euros) foram assegurados pela Coca-Cola, enquanto que apenas 8.8% são da responsabilidade da Pepsi Cola.

O mesmo comportamento é verificado em Imprensa, apesar dos valores serem bastante mais baixos neste meio: o Investimento global do sector foi em 2002 de 414 milhares de euros, dos quais 180 mil (43.47%) foram da responsabilidade do segmento das Colas. Estes 180 mil euros foram repartidos pela Coca-Cola (98.3%) e pela Pepsi Cola (1.7%).

A evolução dos investimentos publicitários tanto em Televisão como em Imprensa por parte das marcas existentes neste sector está representada nos gráficos seguintes.

É notória a quebra de investimento de 2001 para 2002, tanto em Televisão como em Imprensa, nomeadamente por parte da Coca-Cola. Note-se que até 1996 as duas marcas tinham um comportamento muito próximo em termos de montantes, sendo que a partir de 1997 a Coca-Cola assume destacadamente a liderança do segmento.

placeholder

placeholder

Mas afinal quem são os consumidores das Colas? Quem são os responsáveis por todo este volume de investimentos?


  • Na sua maioria são pertencentes às classes média e média/baixa (estas duas classes reúnem 63.4% do total de consumidores de refrigerantes com sabor a cola).
  • São em grande parte estudantes, mas também têm grande incidência nos trabalhadores qualificados, empregados de serviços/comércio/administrativos e quadros médios /superiores.
  • Geograficamente, a sua distribuição pelo país é regular, com especial incidência na Grande Lisboa, Interior Norte e Litoral Norte.
  • Residem maioritariamente em lares com crianças dos 7 aos 13 anos, e têm na sua maioria idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos.
  • Ouvem Rádio durante o dia (das 06H às 20H), alterando este comportamento durante o período nocturno (das 20H às 24H), horário durante o qual preferem assistir à Televisão.
  • Relativamente ao seu consumo de Jornais e Revistas, preferem maioritariamente o Jornal de Notícias e o Correio da Manhã (dos jornais diários), o Expresso (dos semanais), a Bola e o Record (dos desportivos), a revista Maria (das revistas semanais femininas) e a Proteste (das revistas mensais de actualidade).

Toda a informação apresentada faz parte integrante da análise sobre Refrigerantes disponível para aquisição neste site, e tem por base dados da MediaMonitor e da Marktest.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • AdSummit

    Evento online para profissionais de Marketing Digital.

    15 a 17 de outubro de 2025

    AdSummit

    [email protected]

  • B9+ European Digital Summit

    Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.

    16 de outubro de 2025

    APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

    Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa

    [email protected]