Os temas do ano na informação da Tv
De acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, as notícias de âmbito nacional foram as mais frequentes nos "jornais" televisivos durante o ano de 2009, mas as de âmbito internacional e as de desporto foram as que obtiveram mais audiência.
Grupo Marktest,  17 fevereiro 2010

placeholder Uma análise das notícias veiculadas pelos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI durante o ano de 2009 mostra que as notícias de âmbito nacional foram as mais presentes nestes programas informativos, mas as notícias de desporto foram as preferidas pelos espectadores, pois foram as que obtiveram maior audiência média.

Durante o ano de 2009 os quatro canais nacionais de sinal aberto passaram 57 958 notícias de âmbito nacional, um valor que corresponde a 67.4% do total de notícias do ano. A sociedade foi o segundo tema mais frequente, com 40525 matérias. Internacional, política e economia e empresas foram as outras matérias mais abordadas nos programas regulares de informação neste período.

Em duração, as notícias de âmbito nacional foram igualmente as mais relevantes, pois ocuparam mais de 2018 horas de informação anual, o que equivale a 79.9% do total de matérias em análise.

A duração média das notícias foi de 1 minuto e 46 segundos, tendo variado entre 1 minuto e 40 segundos para as notícias de âmbito internacional e 2 minutos e 26 segundos para as notícias sobre cultura/espectáculo.

Já em audiência média, os valores oscilaram entre os 6.8% para estas notícias sobre cultura/espectáculo e os 7.8% de audiência média alcançados pelas notícias sobre desporto e de âmbito internacional, que foram assim as preferidas do público neste semestre. Em termos médios, as notícias veiculadas por estes canais registaram 7.5% de audiência média.

NOTA: As audiências expressas nesta análise referem-se apenas à audiência média obtida pelas peças jornalísticas incluídas nos programas de informação em análise. Não inclui genéricos de abertura ou fecho e é feita com base em todas as peças noticiosas independentemente da diferente duração dos noticiários.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido 1 e 31 de Janeiro de 2010, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo(RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais