Mais de seis milhões de portugueses com seguros

Mais de seis milhões de portugueses com seguros

placeholder

Segundo o estudo Basef Seguros da Marktest, 6,7 milhões de portugueses possuem seguro.

Grupo Marktest
28 dezembro 2010

O Basef Seguros contabiliza no Continente, entre os seus residentes com 15 e mais anos, 6 668 mil indivíduos com posse/usufruto de seguros, o que corresponde a 80.2% dos indivíduos em análise.

Em Outubro de 2010, 23.9% dos segurados afirmaram possuir um seguro, 21.1% dois, 14.4% três, 12.2% quatro e 28.1% mais de quatro. Em média, cada beneficiário, possui 3.48 seguros.

A posse de mais de quatro seguros é mais frequente junto dos homens, que apresentam uma taxa de penetração de 33.5%, face aos 22.4% das mulheres que também têm este número de seguros. Entre os 35 e os 44 anos é mais frequente a posse ou usufruto de mais do que quatro seguros: 42.0% dos indivíduos desta faixa etária possuem esse número de seguros. Pelo contrário, nos mais jovens (dos 15 aos 24 anos) e nos mais idosos (mais de 64 anos) baixa para os 6.6% e 10.8%, respectivamente.

Por regiões não se detectam grandes assimetrias nos valores, embora os residentes no Interior Norte e Sul apresentem um valor abaixo da média, ao passo que nos residentes das restantes regiões os valores são acima da média.

Já entre as classes sociais, são grandes as diferenças, com 43.3% dos indivíduos das classes sociais alta e média alta a usufruir de mais do que quatro seguros, face aos 17.7% das classes média baixa e baixa.

Analisando os possuidores de quatro ou mais seguros por ocupação é de destacar os segurados cuja ocupação é Técnicos Especializados/Pequenos Proprietários em que a penetração deste número de seguros é muito superior à média: 52.5%. Em sentido oposto estão os estudantes, em que a penetração de mais de quatro seguros não vai além de 4.9%.

Esta análise foi realizada com base nos resultados de Outubro de 2010 do estudo Basef Seguros da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa