Metade dos bancos em 6.5% do território
Metade dos bancos em 6.5% do território
placeholder
Uma análise dos dados da Associação Portuguesa de Bancos, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, permite concluir que existe uma grande concentração das dependências bancárias em Portugal, com metade delas a localizar-se em 6.5% do território.
Grupo Marktest
19 julho 2011
placeholder

De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB) disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, em 2009 os bancos a operar em Portugal tinham uma rede composta por 6179 dependências bancárias.

O concelho de Lisboa é aquele onde um maior número de dependências bancárias se concentra, com 687 estabelecimentos, um valor que corresponde a 11.1% do total. Porto, com 275, e Sintra, com 159, são os outros concelhos com maior número de balcões de bancos.

Metade (50.5%) destes estabelecimentos está concentrada em 29 dos 308 concelhos do país, que ocupam 6.5% da sua área total. Estes concelhos encontram-se assinalados a verde no mapa.

De acordo com os elementos disponíveis no Sales Index, este pequeno conjunto de 29 concelhos é responsável por 51.9% do poder de compra do Continente, por 48.3% das empresas existentes no país, por 55.1% das pessoas que têm ao serviço e por 73.7% da sua facturação. Nestes 29 concelhos reside 45.9% da população do país e 46.4% das famílias. Aqui localizam-se ainda 52.8% dos caixas Multibanco, onde se regista 54.4% do valor total dos levantamentos aí efectuados ao longo do ano.

Em termos comparativos com os valores médios nacionais, estes concelhos estão portanto muito acima da média, como o evidencia a imagem seguinte, onde se comparam a média destes 29 concelhos com a média nacional para um conjunto de variáveis disponíveis no Sales Index.

Os elementos constantes nesta análise estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest. Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais