Regiões Autónomas mais jovens

Regiões Autónomas mais jovens

placeholder

O Dia Internacional da Juventude vai comemorar-se no próximo dia 12. Segundo os dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, os concelhos das Regiões Autónomas são aqueles onde este grupo demográfico tem maior peso.

Grupo Marktest
9 agosto 2011

Os dados do Instituto Nacional de Estatística disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest permitem fazer uma caracterização demográfica do país e entender os principais movimentos demográficos pelos quais passou ao longo das últimas décadas.

Segundo os indicadores mais recentes, relativos ao ano 2009, Portugal possui 15.2% de residentes com menos de 15 anos, 11.1% com idades entre os 15 e os 24 anos, 55.8% entre os 25 e 64 anos e 17.9% com mais do que 64 anos.

Portugal mostra-se assim envelhecido, com o grupo dos mais jovens, com menos de 25 anos, a representar pouco mais que um quarto dos seus efectivos totais.

Em termos regionais, as Regiões Autónomas e o Norte do Continente apresentam uma estrutura demográfica mais rejuvenescida, como o mostra o mapa seguinte, onde se representa o peso dos indivíduos com menos de 15 anos no total da população residente em cada concelho.

No topo da lista dos concelhos onde os jovens têm maior peso no conjunto dos residentes encontramos 6 concelhos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Nestes concelhos, os jovens desta faixa etária representam 20% ou mais da população total.

Ribeira Grande é o que apresenta maior peso de jovens com menos de 15 anos, com 24.2%, seguido de Câmara de Lobos (21.1%) e Lagoa (Açores), com 21.0%. Santa Cruz, Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Lousada, Ribeira Brava, Paços de Ferreira e Paredes completam a lista dos concelhos onde este grupo demográfico tem maior peso.

O mapa assinala a escuro os concelhos onde o peso dos jovens com menos de 15 anos é superior à média nacional (15.2%).

Esta análise foi realizada com base em dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index , cuja filosofia é fornecer aos utilizadores todas as ferramentas necessárias à realização de análises de caracterização regional e do poder de compra do país.

Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais