Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Temas económicos marcaram novamente a semana informativa de 23 a 29 de Janeiro de 2012, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
31 janeiro 2012

A economia da zona Euro e a possibilidade de novo resgate a Portugal foram assuntos em destaque na última semana. O serviço Telenews registou 105 notícias e 3 horas de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia e 34 notícias sobre o tema.

A problemática do apoio aos idosos em Portugal, especialmente nos meios urbanos, foi igualmente notícia durante a semana passada. A descoberta de várias situações de idosos falecidos nas próprias habitações, cujos cadáveres só foram encontrados ao fim de vários dias veio alertar para a necessidade de apoio à 3ª idade. O serviço Telenews registou 85 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase de 1 hora e meia de emissão e 44 notícias emitidas.

Por último, o tema das negociações para o resgate financeiro da Madeira foi igualmente uma presença assídua nas notícias dos últimos dias. Ao fim de vários dias de negociações, coroadas com um encontro entre Alberto João Jardim e Pedro Passos Coelho, foi concluído o acordo de resgate financeiro da Madeira.O serviço Telenewsregistou 79 notícias e mais de 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 22 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos da última semana, verificamos que o assunto com maior destaque foi a descoberta de várias situações de idosos falecidos na própria habitação, cujo desaparecimento só foi notado após vários dias. As notícias relacionadas com este tema foram abertura de jornal em 17% dos programas considerados.

Notícias em destaque

Nesta semana, a notícia com maior audiência média foi transmitida pela SIC no dia 29, no bloco de Informação Grande Reportagem, do Jornal da Noite. A notícia, com 37 minutos de duração, relativa ao baixo número de nascimentos em Portugal, registou 11.3% de audiência média e 26.4% de share de audiência.

Clique na imagem em baixo para ver a notícia.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais