Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A crise financeira e social na Grécia marcou a semana informativa de de 6 a 12 de Fevereiro de 2012, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
14 fevereiro 2012

A agudização da crise financeira e social na Grécia colocou o país à beira da rutura. Apenas no fim do prazo limite, a Grécia concordou com as condições impostas pela Troika para receber auxílio financeiro e escapar à bancarrota. O serviço Telenews registou 101 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da RTP1 com 79 minutos de emissão e 31 notícias sobre o tema.

Uma conversa privada entre os Ministros das Finanças de Portugal e Alemanha, gravada pelas câmaras de televisão, esteve em foco nos últimos dias gerando um debate acerca da possibilidade do programa de assistência a Portugal ser ajustado. O serviço Telenews contabilizou 98 notícias e mais de 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 1 hora e meia de emissão e 47 notícias emitidas.

Por último, a polémica acerca do tema da tolerância de ponto no Carnaval continuou, com algumas autarquias a não seguir o exemplo do governo. O serviço Telenews assinalou 69 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 50 minutos de emissão e 18 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos da última semana, verificamos que o assunto com maior destaque foi o programa de ajuda financeira a Portugal. A possibilidade de flexibilização das metas à luz da crise internacional foi por diversas vezes tema de abertura nos jornais televisivos. As notícias relacionadas com este tema foram abertura de jornal em 26% dos programas considerados.

Notícias em destaque

Nesta semana, a notícia com maior audiência média foi de novo transmitida pela TVI no dia 12, no bloco de comentários de Marcelo Rebelo de Sousa no Jornal Nacional. A notícia, que analisava as palavras trocadas entre Vítor Gaspar e o seu homólogo alemão, registou 16.7% de audiência média e 37.5% de share de audiência.

Clique na imagem em baixo para ver a notícia.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais