Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A crise financeira e social na Grécia marcou a semana informativa de de 6 a 12 de Fevereiro de 2012, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
14 fevereiro 2012

A agudização da crise financeira e social na Grécia colocou o país à beira da rutura. Apenas no fim do prazo limite, a Grécia concordou com as condições impostas pela Troika para receber auxílio financeiro e escapar à bancarrota. O serviço Telenews registou 101 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da RTP1 com 79 minutos de emissão e 31 notícias sobre o tema.

placeholder
placeholder

Uma conversa privada entre os Ministros das Finanças de Portugal e Alemanha, gravada pelas câmaras de televisão, esteve em foco nos últimos dias gerando um debate acerca da possibilidade do programa de assistência a Portugal ser ajustado. O serviço Telenews contabilizou 98 notícias e mais de 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 1 hora e meia de emissão e 47 notícias emitidas.

placeholder

Por último, a polémica acerca do tema da tolerância de ponto no Carnaval continuou, com algumas autarquias a não seguir o exemplo do governo. O serviço Telenews assinalou 69 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 50 minutos de emissão e 18 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos da última semana, verificamos que o assunto com maior destaque foi o programa de ajuda financeira a Portugal. A possibilidade de flexibilização das metas à luz da crise internacional foi por diversas vezes tema de abertura nos jornais televisivos. As notícias relacionadas com este tema foram abertura de jornal em 26% dos programas considerados.

placeholder

Notícias em destaque

Nesta semana, a notícia com maior audiência média foi de novo transmitida pela TVI no dia 12, no bloco de comentários de Marcelo Rebelo de Sousa no Jornal Nacional. A notícia, que analisava as palavras trocadas entre Vítor Gaspar e o seu homólogo alemão, registou 16.7% de audiência média e 37.5% de share de audiência.

Clique na imagem em baixo para ver a notícia.

placeholder

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt