Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A contestação generalizada às políticas do governo através de protestos e manifestações marcou a última semana informativa, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
26 fevereiro 2013

placeholder O tema que marcou a semana de 18 a 24 de Fevereiro de 2013 foi a contestação generalizada às políticas do governo através de protestos e manifestações. Os manifestantes elegeram o hino da revolução de Abril, a música "Grândola Vila Morena" de Zeca Afonso, como símbolo do protesto nas várias manifestações públicas onde estavam presentes membros do governo. O serviço Telenews registou 148 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 52 notícias sobre o tema.

placeholder

Outro dos destaques da última semana foi a Igreja Católica. Depois da notícia da resignação do Papa Bento XVI, a igreja prepara-se para a eleição do novo Papa, ao mesmo tempo em que se especula sobre o seu possível sucessor. Em Portugal e Itália surgem notícias acerca de alegados escândalos sexuais envolvendo figuras importantes da hierarquia do Vaticano. O serviço Telenews assinalou no total 82 notícias e mais de 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e 31 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português é assunto em destaque na última semana. Benfica e FC Porto continuam na luta pela liderança na Liga Portuguesa, vencendo igualmente os respetivos compromissos nas Ligas Europeias. No Sporting CP, os candidatos às eleições apresentam os seus programas, enquanto a justiça desportiva abre caminho ao regresso do Boavista à principal liga portuguesa. O serviço Telenews identificou 159 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora e meia de emissão e 57 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca da onda de protestos contra a política do Governo, de que foram alvo alguns membros do governo, foi notícia de abertura em 43% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais