Caçarola é a Marca de Fabricante com maior destaque no linear e em folhetos
Caçarola é a Marca de Fabricante com maior destaque no linear e em folhetos
placeholder
De acordo com os dados dos serviços Precise e e-Foliotrack, da Marktest, a Marca de Fabricante Caçarola é a que detém maior share of shelf nos canais Hiper e Discount, enquanto a Cigala lidera no canal Super.
Grupo Marktest
26 fevereiro 2013

Numa época de crise, em que os produtos alimentares de primeira necessidade e financeiramente mais acessíveis têm uma maior procura relativa, a Marktest decidiu realizar um estudo para a categoria de Arroz, através dos seus estudos Precise (medição do espaço de linear) e e-Foliotrack (análise de folhetos).

De referir que o Continente Europeu é um dos maiores importadores de arroz, uma vez que consome mais do que produz. Curiosamente, Portugal é o país da Europa com maior consumo deste cereal, com cerca de 15 kgs/ano per capita.

Sabendo que o consumo de arroz aumentou cerca de 25% em Portugal, a Marktest considerou relevante analisar a exposição desta categoria em linear e folhetos promocionais.

A amostra utilizada nas medições de linear foi distribuída por Portugal Continental, nos canais Hiper, Super e Discount, perfazendo um total de 115 lojas.

A recolha de espaço foi efectuada em centímetros através da medição com fita métrica, tendo sido recolhido o espaço ocupado por marcas de Arroz, fazendo distinção no segmento de Agulha.

Entre 2012 e 2013, para o total da categoria de arroz, verifica-se que as Marcas de Distribuição (MdD) registam um crescimento do seu share of shelf (+3,34%), em detrimento das marcas Ceifeira e Cigala. No entanto, é o Primeiro Preço que apresenta uma maior diminuição de espaço de linear (8,61% para 6,59%).

Analisando as marcas de arroz por canal, podemos concluir que a Marca Própria se destaca, apesar de apresentar uma diminuição de quota de espaço de linear nos Hipers e Discounts.

De salientar que a Marca de Fabricante (MdF) com maior share of shelf nos canais Hiper (12,58%) e Discount (14,01%) é a Caçarola e no canal Super é a Cigala (11,37%).

Curiosamente é no canal Discount que todas as MdF recolhidas (Caçarola, Cigala e Pato Real) registam um aumento face a Agosto de 2012.

Ao verificarmos a variação da quota de espaço de linear por insígnia, face a Agosto, observamos que é no Lidl que Cigala mais cresce (5,84%) - contrariamente à MdD - ainda que Cigala apresente uma diminuição do seu Share of Shelf no total de mercado. As MdD crescem mais nas insígnias do grupo Sonae, com especial destaque nas lojas Continente Modelo (+7,93%).

placeholder

Analisando o espaço de linear ocupado pelo segmento Agulha no total do linear de Arroz, constatamos que este representa 28,05%, registando um aumento de 0,75% face à última recolha.

À semelhança do que se verifica para o total de arroz, também no segmento Agulha, as marcas Ceifeira e Cigala apresentam uma diminuição de Share of Shelf. No entanto, mais uma vez, é o Primeiro Preço que regista a maior queda face a Agosto.

Destaque para a Marca Própria que continua a ser a marca com maior quota de espaço de linear no segmento Agulha, com 27,12%.

No entanto, importa salientar que a marca Cigala é a MdF com maior share of shelf no segmento Agulha, enquanto Caçarola detém uma maior quota para o total da categoria de Arroz.

placeholder

À semelhança do que se verifica na medição de espaço de linear, também na análise de folhetos é a Caçarola que mais vezes surge em folheto em 2012 - com 64 inserções. Destaque, também, para Pato Real que regista mais inserções em folheto que Cigala (45 contra 36, respectivamente). Horeca Select (Makro) é a MdD (24) que mais inserções apresenta.

Durante o ano de 2012, foram efectuadas um total de 465 inserções na categoria de Arroz.

placeholder
placeholder

Analisando o Top 10 de marcas de Arroz, podemos afirmar que Caçarola liderou em todos os trimestres, à excepção do 2ª, onde é a marca Pato Real que apresenta maior número de inserções (19). Podemos também observar que Saludães acompanhou sempre de perto Cigala, registando nos dois primeiros semestres de 2012 mais uma inserção que a concorrente.

Esta análise foi realizada pelo Departamento de Estudos para a Grande Distribuição da Marktest para as categorias de Arroz.

Os estudos da Marktest Retail utilizados foram o e- Foliotrack - Análise de Folhetos, e o Precise - Auditoria Ponto Venda.

A amostra de lojas utilizada no estudo Precise foi distribuída por Portugal Continental nos canais Hiper, Super e Discount.

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais