Insígnias reduzem número de folhetos, mas aumentam número de inserções por folheto
Insígnias reduzem número de folhetos, mas aumentam número de inserções por folheto
placeholder
Os dados do serviço e-Foliotrack, da Marktest, revelam que no primeiro semestre de 2023 o número de folhetos lançados pelas insígnias diminuiu. Já o número de inserções por folheto aumentou.
Grupo Marktest
29 agosto 2023

De acordo com os dados do serviço da Marktest, e-Foliotrack, entre janeiro e junho de 2023, o número de folhetos lançados pelas insígnias diminuiu 12% (-66 folhetos), face ao primeiro semestre de 2022.

placeholder

Esta redução é transversal a todas as insígnias, em análise, com exceção do El Corte Inglês, que apresenta o mesmo número de folhetos e do Intermarché, que apresenta um aumento face a 2022 (+18%).

No entanto, não se verifica nenhuma alteração quando analisamos o top de insígnias que comunicam o maior número de folhetos. Em primeiro lugar, surge o Continente (22%), seguido de E.Leclerc (16%) e Pingo Doce (15%).

Já no que se refere ao número de inserções, apesar de existir um decréscimo face ao primeiro semestre de 2022, a sua variação é de -1%. O que nos indica que por um lado, as insígnias estão a reduzir o número de folhetos, mas cada folheto lançado, tem um maior número de inserções. Assim, no primeiro semestre deste ano, cada folheto tem em média 368 inserções, enquanto no mesmo período de 2022 tinha, em média, 328 inserções.

placeholder

No presente ano, continua a ser o E.Leclerc a insígnia que comunica um maior número de inserções, seguida de Continente e Pingo Doce. O Intermarché e o El Corte Inglés são as insígnias que registam um maior aumento do número de inserções, +15% e +12%, respectivamente.

Quando analisamos os sectores mais comunicadas em folheto, constatamos que o top 5 se mantém, sendo Mercearia o sector mais comunicado. Surgem de seguida, Higiene Pessoal, Lacticínios, Bebidas Alcoólicas e Congelados. Apenas Mercearia e Lacticínios apresentam um aumento do número de inserções.

Analisando em detalhe as várias categorias, também não se regista alteração no top 5, no entanto o seu posicionamento é diferente face ao primeiro semestre de 2022. Em primeiro lugar, encontra-se a categoria de Queijos e em segundo, os Iogurtes. Bolachas sobe de um quinto para um terceiro lugar, passando assim Café Cápsulas para quarto e Vinho Tinto para quinto.

placeholder

Em suma, os folhetos continuam a ser uma forma fundamental de comunicação por parte das insígnias. Apesar de redução do número de folhetos neste primeiro semestre de 2023, as insígnias apostaram em comunicar um maior número de ações em cada folheto, em especial nas categorias alimentares.

Para a presente análise, foram consideradas as insígnias principais: Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglés, E.Leclerc, Intermarché Super, Lidl, Minipreço Family e Pingo Doce.

Contacte-nos para mais informações acerca do e-Foliotrack.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org

  • Q2024

    Esta conferência tem como tema "Estatísticas Oficiais como Pilar da Democracia"

    4 a 7 de junho de 2024

    INE e Eurostat

    Centro de Congressos do Estoril, Estoril

    q2024@leading.pt