Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A vaga de incêndios que assola o país voltou a ser o tema em destaque nos noticiários de Tv na semana de 19 a 25 de Agosto de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
27 agosto 2013

O tema em destaque da última semana foi a vaga de incêndios que atingiu com especial incidência o norte e centro de Portugal Continental. Bombeiros registaram mais perdas de vidas e material de combate aos incêndios. Portugal recebeu auxílio em meios aéreos de combate aos fogos de Espanha e França. O serviço Telenews registou 336 notícias e 14 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 6 horas de emissão e 140 notícias sobre o tema.

Esta semana foram também assinalados os 25 anos do incêndio do Chiado. O incêndio que destruiu a zona comercial do Chiado foi combatido por 1500 bombeiros, tendo um bombeiro perdido a vida. A recuperação da zona foi dirigida pelo mais premiado dos arquitetos portugueses, Álvaro Siza Vieira. O serviço Telenews assinalou um total de 47 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 28 notícias emitidas.

Começaram as competições profissionais de futebol, tendo-se realizado as duas primeiras jornadas da Primeira Liga e as pré-qualificações das Ligas Europeias da UEFA. Em foco nas notícias estiveram os resultados dos três grandes clubes do futebol português, as últimas aquisições e as possíveis vendas na reta final do período de transferências de jogadores. O serviço Telenews identificou 176 notícias no total e 4 horas e meia de emissão acerca desta temática, destaca-se a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 69 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificou-se que a vaga de incêndios que assolou Portugal continental foi o principal destaque, marcando presença em 79% das notícias de abertura dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais