Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O início do ano lectivo foi o tema em destaque nos noticiários de Tv na semana de 9 a 15 de Setembro de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
17 setembro 2013

placeholder O mês de Setembro marca o início de novo ano letivo. A colocação dos professores, a abertura mais ou menos problemática de algumas escolas, a crise económica que obriga ao corte nos orçamentos das escolas e das famílias, são alguns dos assuntos que marcaram a última semana. O serviço Telenews registou 168 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 3 horas de emissão e 69 notícias sobre o tema.

placeholder

A situação económica portuguesa continua a ser motivo de preocupação. A Troika regressa a Portugal no âmbito da 8ª e 9ª avaliação ao programa financeiro de apoio à economia portuguesa, procurando o governo português obter um compromisso de flexibilização das metas do défice para este ano, assuntos também em destaque na informação televisiva desta semana. O serviço Telenews assinalou um total de 158 notícias e 6 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 54 notícias emitidas..

placeholder

Os incêndios e os Bombeiros estiveram igualmente em destaque na última semana. Terminou o mês de Agosto, o mais destruidor dos últimos anos para as florestas portuguesas. O número de vítimas entre os bombeiros portugueses foi igualmente dos mais elevados de sempre. Numa altura em que se faz o rescaldo da atuação do dispositivo de combate aos incêndios e se homenageiam os soldados da paz vitimas do fogo, o tempo quente mantém o risco de incêndio em nível elevado. Na última semana Viana do Castelo, Vale de Cambra e Sintra foram palco de violentos incêndios. O serviço Telenews identificou 94 notícias no total e 3 horas e meia de emissão acerca desta temática, destaca-se a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 42 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificou-se que as sessões de esclarecimento acerca das rescisões na função pública, assim como a proposta do Governo para os cortes nas pensões, foram assuntos em destaque, marcando presença em 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais