Audiência de rádio difere segundo a idade
Audiência de rádio difere segundo a idade
placeholder
Uma análise dos dados do estudo Bareme Rádio da Marktest mostra como a audiência de rádio difere entre os vários grupos etários.
Grupo Marktest
11 fevereiro 2014

placeholderO Bareme Rádio indica que, em 2013, a audiência acumulada de véspera para o meio rádio se situou nos 57.3%, percentagem de residentes no Continente com 15 e mais anos que referiu ter ouvido rádio na véspera.

Este valor assume no entanto uma relevância diferente entre os vários grupos etários. A idade, para além da classe social, é a variável que apresenta uma maior dispersão de resultados, com os valores de audiência de rádio a oscilar entre os 75.6% observados junto dos indivíduos dos 25 aos 34 anos e os 33.4% junto dos idosos com mais de 64 anos.

placeholder

Ao longo do dia, a audiência de rádio mostra uma tendência em "bossa", crescendo gradualmente até as 9 horas, baixando perto da hora de almoço e crescendo de novo da parte da tarde. O "pico" é atingido pelas 9 horas, quando se regista 15.8% de audiência média.

placeholder

Mas este perfil horário é diferente se analisada a idade. O grupo dos 25 aos 34 anos regista sempre, como vemos, um perfil de audiência acima do valor médio do universo, uma situação oposta à dos indivíduos mais idosos, que apresentam sempre uma curva de audiência abaixo da média.

Para os mais jovens, o "pico" regista-se pelas 16 horas, quando apresentam 23.4% de audiência acumulada de véspera, enquanto entre os mais idosos os valores mais elevados se observam pelas 8 horas, quando 8.3% refere ouvir rádio. Neste grupo etário, há a salientar um "pico" bastante evidente entre as 18:30 e as 18:45, com uma audiência acumulada de véspera de 7.1%.

placeholder

A análise tem como base os resultados de 2013 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt