Smartphone e Tablet continuam em alta!
Smartphone e Tablet continuam em alta!
placeholder
O TGI da Marktest está há 6 anos no mercado português a identificar as tendência do Consumidor. Os mais recentes dados disponíveis mostram como a penetração de tablet e smartphone segue em alta.
Grupo Marktest
11 fevereiro 2014

placeholder A Marktest prepara-se para lançar mais uma release do Estudo Target Group Index (TGI), esta que será a oitava release a disponibilizar no mercado português, com novos indicadores, marcas e statements que nos permitem acompanhar as tendências do consumidor Português nas mais diversas áreas.

Em Julho, e numa análise evolutiva com base nos últimos 5 anos, observámos que apesar do consumidor ser mais ponderado na gestão das suas compras e do orçamento disponível, havia bens em contraciclo com a retracção generalizada do mercado.

Com apenas 6 meses de diferença, entre o lançamento da segunda release TGI 2013 e esta primeira release de 2014, os dados TGI continuam a apontar para uma tendência de crescimento dos Smartphone e Tablet em Portugal. Num espaço de 6 meses a posse de Smartphone regista um aumento de 9.5 pontos percentuais (TGI 2013 2ª release – 31.4% | TGI 2014 1ª release – 40.9%) e o número de detentores de Tablet quase que duplica registado um aumento 6.3 pontos percentuais (TGI 2013 2ª release – 8.8% | TGI 2014 1ª release – 15.1%).

Reforçando a tendência para um comportamento de compra mais ponderado, cerca de dois terços dos portugueses espera até que o preço dos aparelhos electrónicos baixe, antes de equacionar a compra (61%).

placeholder

Os Smartphone e os Tablets para além de plataformas de comunicação entre pessoas, são também eles plataformas de comunicação entre pessoas e marcas, e nesse sentido assumem-se cada vez mais como veículos eficazes de Brand Communication e Marketing. Com mais de 3000 marcas analisadas o TGI fornece insights que ajudam na definição de planeamentos estratégicos de sucesso para cada marca.

Em traços gerais cerca de um quarto dos portugueses instalou uma aplicação no seu Smartphone ou Tablet (26.7%), recorrendo essencialmente às aplicações gratuitas (26.3%). No Top 3 das suas preferências estão os Jogos (63.5%), as Redes Socias (39.1%) e as Comunicações – WhatsApp, Viber, Skype, etc. (37.7%).

A Internet e as novas tecnologias ocupam assim cada vez mais um papel de destaque na vida dos portugueses. Hoje quase metade dos portugueses consideram que a Internet os ajuda a conhecer melhor as vantagens de um produto ou marca (49.1%) e para 42.6% a qualidade do contacto entre as pessoas melhorou com as novas tecnologias.

Verifica-se também que há categorias de produto e marcas, que apesar de não registarem aumentos tendem a estabilizar denotando-se uma diminuição das quebras generalizadas de consumo. O consumidor revela-se também mais desperto para à experimentação de novos produtos e novas marcas.

Os dados TGI apontam ainda para um maior optimismo dos Portugueses face à situação económica do país, se em Julho apenas 17.2% dos portugueses acreditava que a situação económica iria melhorar nos próximos 12 meses, agora 20.1% acredita que sim.

Target Group Index

Disponibilizado, deste 2013, em dois momentos do ano, Fevereiro e Julho, o TGI acompanha desde 2008 as tendência do consumidor permitindo identificar hábitos de consumo, marcas consumidas, estilos de vida, atitudes e valores que movem os consumidores portugueses e a relação que estes estabelecem com os meios.

A diversidade dos indicadores em análise no TGI possibilitam uma visão única e 360º do consumidor português, facultando aos seus clientes insights que os ajudam na definição de planeamentos estratégicos de sucesso.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais