Homens e mulheres com direitos iguais ... mas não no trabalho
Homens e mulheres com direitos iguais ... mas não no trabalho
placeholder
Em sondagem exclusiva realizada pelo Fonebus da Marktest, os portugueses entendem que os homens e as mulheres têm acesso aos mesmos direitos na nossa sociedade, mas não têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.
Grupo Marktest
4 março 2014

placeholder No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se comemora no próximo dia 8 de Março, a Marktest divulga os resultados de uma sondagem realizada pelo Fonebus junto dos residentes em Portugal Continental com 18 ou mais anos.

O primeiro resultado desta sondagem indica que os homens atribuem mais importância à existência deste Dia do que as mulheres. Analisando o grau de importância dado a esta data, numa escala de 1 (nenhuma importância) a 10 (muitíssima importância), verifica-se que em média, a importância dada é de 7.21. Para a população masculina este Dia tem uma importância de 7.39, enquanto para as mulheres é de 7.05.

placeholder

Embora seja considerado uma data importante, sobretudo pelos homens, a maioria dos inquiridos não tenciona fazer nada de especial neste dia como comemoração do Dia Internacional da Mulher. Mesmo assim, a percentagem de homens que refere tencionar fazer algo em comemoração da data supera a das mulheres (36.2% e 24.5%, respetivamente)

placeholder

Quanto às questões que se relacionam com a instituição deste Dia Internacional (igualdade de direitos e oportunidades entre os géneros), as opiniões diferem.

Relativamente à questão "Considera que os homens e as mulheres têm acesso aos mesmos direitos na nossa sociedade?", a maioria dos inquiridos (54.6%) considera que sim. No entanto, entre homens e mulheres, as respostas apresentam mais diferenças, com 64.3% dos homens a considerar que os mesmos direitos estão assegurados face a 46.2% das mulheres com a mesma opinião.

É também de salientar as diferenças encontradas entre as classes sociais. Para a maioria dos inquiridos (56.8%) das classes Alta e Média Alta, a opinião é de que esses direitos não estão assegurados. Já para 60.9% dos inquiridos das classes Média Baixa/Baixa a igualdade de direitos entre homens e mulheres está assegurada.

placeholder

No que respeita à questão "Considera que os homens e as mulheres têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho?", 62.2% dos inquiridos considera que essa igualdade de oportunidades não existe enquanto 33.7% considera que sim.

As respostas dos dois géneros surgem mais distanciadas: entre os homens, 38.9% acha que existe acesso às mesmas oportunidades no mercado de trabalho e 57.9% entende que não, valores que, respetivamente, passam para 29.1% e 66.0% entre as inquiridas do sexo feminino.

placeholder

Recorde-se que este ano se comemoram 39 anos sobre a instituição, pela ONU, do Dia Internacional da Mulher.

Este estudo foi realizado no Fonebus da Marktest, entre os dias 21 e 28 de Fevereiro de 2014, de acordo com a seguinte a Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais