Desemprego regista nova descida em 2022
Desemprego regista nova descida em 2022
placeholder
Os dados do IEFP mostram um decréscimo de 10.9% no número de desempregados inscritos nos centros de emprego.
Grupo Marktest
28 fevereiro 2023

De acordo com os dados do IEFP, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index e na sua aplicação web Municípios Online, em 2022 estavam registados nos Centros de Emprego de Portugal Continental um total de 291 353 desempregados, um valor 10.9% abaixo do verificado em 2021 (327 128 indivíduos).

Assistimos assim uma quebra no número de desempregados pelo segundo ano consecutivo, após a subida ocorrida em 2020. O valor agora registado é o segundo mais baixo dos últimos 15 anos.

Do total de inscritos nos Centros de Emprego, 55.7% são mulheres, 60.7% estão inscritos há menos de um ano e 90.6% procuram um novo emprego. 40.5% destes indivíduos têm entre 35 e 64 anos e 31.3% têm como habilitações literárias o Ensino Secundário.

O número de desempregados diminuiu na maioria dos concelhos do Continente, exceto em 76, que viram os números aumentar relativamente a 2021. Aguiar da Beira, Sines e Castro Verde foram os concelhos que observaram um maior decréscimo relativo no número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego, enquanto Alcoutim, Monforte e Penela registaram o maior crescimento relativo.

O número de inscritos nos Centros de Emprego em 2022 corresponde a 3.0% do total de residentes no Continente. Albufeira é o concelho onde o peso dos desempregados no total da população residente é maior (10.7%), seguido de Odemira (9.0%). Já em Mêda e Mortágua esta proporção é de 1.1% e 1.2%, respetivamente.

Estes dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online.

Contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 2ª Jornadas Técnicas da Imprensa Regional

    2ª edição destas Jornadas Técnicas da Imprensa Regional, com sessões presenciais, gratuitas, com espaço para formação, debate e networking entre diretores, jornalistas e outros profissionais dos media regionais.

    17 de abril a 19 de junho de 2026

    Associação Portuguesa de Imprensa

    Fundão, Lisboa e Vila Real

    [email protected]

  • 26.ª Conferência Marketeer

    A 26.ª conferência da Marketeer vai ser dedicada aos desafios do marketing contemporâneo e intitulada “Tudo em todo o lado ao mesmo tempo”.

    22 de abril de 2026

    Marketeer

    Sagres Campo Pequeno, Lisboa

    [email protected]