Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A tensão política na Ucrânia/Crimeia foi o principal destaque na semana de 3 a 9 de Março, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
11 março 2014

placeholder A situação na Ucrânia e Crimeia foi o grande destaque internacional da última semana, com o anúncio de um referendo, promovido pelo Parlamento da Região Autónoma da Crimeia, para oficializar a integração da região na Federação Russa. As ameaças de sanções por parte de UE e EUA não demoveram até agora a Rússia de prosseguir a anexação do território da Crimeia, onde tem várias bases militares. O serviço Telenews registou 143 notícias e quase 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 3 horas de emissão e 67 notícias emitidas sobre o tema.

placeholder

O tema nacional com maior destaque na última semana foi a manifestação dos elementos das forças e serviços de segurança em Lisboa. Vindos de todo o país, os polícias e militares das forças de segurança manifestaram-se contra os cortes salariais e o congelamento das carreiras. Milhares de manifestantes concentraram-se em frente à Assembleia da República, tendo-se registado momentos de tensão e alguns confrontos, que se saldaram numa dezena de feridos. O serviço Telenews registou um total de 71 notícias e quase 6 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 27 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. A anunciada saída de Paulo Fonseca da liderança técnica do FC Porto e a sua substituição por Luís Castro, até aqui responsável da equipa B, foi o principal assunto da semana. O Sporting empatou em Setúbal enquanto o FC Porto derrotou o Arouca, ficando assim FC Porto e Sporting com 2 pontos de diferença em vésperas do confronto direto. O serviço Telenews registou 134 notícias no total e mais de 3 horas de emissão. De destacar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 52 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a crise política envolvendo a Ucrânia, Crimeia e Rússia, foi tema em destaque sendo responsável por 19% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais