Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A política nacional foi o destaque informativo na semana de 17 a 23 de Março, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
25 março 2014

A política nacional foi o destaque da última semana. Os assuntos em foco envolvem a forma de saída de Portugal do programa de ajustamento e o OE para 2015, ano de eleições legislativas. O Primeiro-ministro, Passos Coelho, encontrou-se com António José Seguro, líder do PS, para discutir a estratégia de Portugal para o período pós-programa de ajustamento e a possibilidade de acordo de convergência para cortes na função pública. Economistas internacionais subscrevem o manifesto a favor da reestruturação da dívida nacional.O serviço Telenews registou 96 notícias e mais de 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 34 notícias emitidas sobre o tema.

O assunto internacional com maior destaque da última semana continua a ser o desaparecimento do avião das linhas aéreas da Malásia com mais de 200 passageiros a bordo. As buscas realizadas por satélite apontam como explicação mais provável que o avião terá caído no Oceano Índico ao largo da Austrália. Continuam sem explicação as razões por detrás do desaparecimento do avião. O serviço Telenews assinalou um total de 74 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 34 notícias emitidas.

O futebol português esteve em destaque na última semana. Benfica e FC Porto eliminaram os seus adversários, Tottenham de Inglaterra e Nápoles de Itália na Liga Europa, apurando-se para os quartos-de-final da competição. Por adversários vão ter o AZ Alkmaar da Holanda e o Sevilha de Espanha respetivamente. Na liga portuguesa, as posições mantêm-se com os três grandes a vencerem os seus compromissos, o Benfica lidera a classificação com sete pontos de vantagem sobre o Sporting e doze sobre o FC Porto, quando faltam seis jornadas para terminar a competição. O serviço Telenews contabilizou 196 notícias no total e 5 horas de emissão. De destacar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 76 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o encontro entre Passos Coelho e António José Seguro, foi tema em destaque sendo responsável por 24% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais