Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A economia nacional foi o destaque informativo na semana de 7 a 13 de Abril, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
15 abril 2014

placeholder Os assuntos em destaque na última semana foram principalmente os temas económicos. A escolha da forma de saída de Portugal do programa de assistência financeira continua em discussão com a Troika. Com efeito, a saída de Portugal do programa de ajustamento envolve compromissos que podem passar por cortes na despesa e alterações legislativas. O corte das pensões foi uma das medidas já utilizadas por este governo, que poderá ir mais longe tornando estes cortes permanentes. Para os futuros pensionistas poderá ser implementado um sistema de indexação das pensões, quer ao desempenho da economia quer à demografia. O serviço Telenews registou 101 notícias e mais de 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 34 notícias emitidas sobre o tema.

placeholder

A abertura do governo à negociação com os parceiros sociais do valor do salário mínimo foi outro dos temas em destaque da última semana. A proposta do Primeiro-ministro foi recebida com ceticismo quer pela oposição quer pelos parceiros sociais, atribuindo ao assunto motivação eleitoral em vésperas de eleições europeias. O serviço Telenews registou um total de 69 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 20 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. Benfica e FC Porto tiveram destinos diferentes na Liga Europa. O FC Porto foi eliminado pelo Sevilha de Espanha, enquanto o Benfica apurou-se para as meias-finais da competição depois de vencer o AZ Alkmar da Holanda, tendo como adversário na próxima fase a Juventus de Itália. Na liga portuguesa o Benfica está à beira de se sagrar campeão precisando de apenas 2 pontos em 3 jogos para garantir a vitória na competição. A FPF prolongou ainda o contrato com o selecionador Paulo Bento até 2016, isto numa altura em que a seleção nacional atingiu o 3º lugar no ranking da FIFA. O serviço Telenews registou 196 notícias no total e quase 5 horas de emissão. De destacar a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 71 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a possível indexação do cálculo das pensões a fatores económicos e demográficos e os cortes a implementar nas pensões atuais, foram o principal destaque, sendo responsável por 24% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais