Cinema: 44% das receitas na Grande Lisboa
Cinema: 44% das receitas na Grande Lisboa
placeholder
Os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, mostram como na Grande Lisboa se concentra 30% da oferta de cinema e se obtém 44% das suas receitas.
Grupo Marktest
20 maio 2014

placeholder Segundo os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual disponíveis no sistema de geomarketing sales Index da Marktest, em 2012, existiam em Portugal um total de 160 recintos de cinema, com 551 salas dedicadas à sétima arte.

Esta oferta está sobretudo localizada nos grandes centros urbanos, com os concelhos de Lisboa e Porto a representarem 27.5% dos recintos e 46% das salas disponíveis.

Estas salas, com capacidade para cerca de 108 mil utentes, ofereceram 635 mil sessões de cinema a que assistiram 13,8 milhões de espetadores.

A Grande Lisboa foi responsável por 30% da capacidade das salas de cinema, por 40% das sessões oferecidas e por 42.7% dos espetadores que atraíram.

Em termos de faturação, o cinema obteve receitas de cerca de 74 milhões de euros, tendo 44% dos montantes sido registados na região da Grande Lisboa.

placeholder

Os concelhos de Lisboa e Vila Nova de Gaia são aqueles onde esta atividade tem maior relevância, representando respetivamente 9% e 3% do total de recintos, 14% e 6% do total de salas, 19% e 7% do total de sessões, 21% e 8% do total de espetadores e 22% e 8% do total de receitas obtidas.

Os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual mostram ainda que em 205 dos 308 concelhos do país não existe um único recinto de cinema e que em 74 outros concelhos existe um recinto, o que significa que apenas 29 concelhos oferecem mais do que um recinto de cinema aos seus habitantes.

Os dados utilizados nesta análise estão diponíveis no Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais