A troika nos social media
A troika nos social media
placeholder
Ao longo dos últimos anos, as menções à presença da troika em Portugal estiveram sempre patentes nas redes sociais, como o demonstram os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.
Grupo Marktest
20 maio 2014

placeholder O Governo despediu-se da troika no passado dia 17 de Maio, altura em que terminou o Programa de Assistência Económica e Financeira assinado por Portugal com o FMI, BCE e Comissão Europeia.

Entre os assuntos analisadas no serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, a presença da troika em Portugal ecoou sempre nas redes sociais, onde registou mais de 340 mil menções desde Janeiro de 2012 (data de implementação deste serviço) até agora.

Ao longo desse período, 63% das referências à troika provieram do Facebook, 17% de notícias, 11% do Twitter e 9% dos outros meios analisados.

O momento mais relevante ocorreu em Setembro de 2012, quando no dia 15 a manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!" teve lugar em mais de 30 cidades do país. Esta viria a ser considerada uma das maiores manifestações de sempre no nosso país e começou precisamente nas redes sociais, tendo também ficado associada ao protesto contra as alterações da TSU então propostas pelo executivo e que viriam a não ser implementadas.

Os dados do Social Media Explorer mostram que o "pico" de referências à troika ocorreu no dia 13 de Setembro de 2012, com mais de quatro mil menções nas redes sociais.

Uma outra data relevante foi o 11 de Outubro desse ano, quando também se registaram perto de 4 mil menções à troika. Nesse dia, um texto de Miguel Sousa Tavares, publicado no Facebook do grupo Desempregados era o mais frequente. O post obteve mais de 67 mil partilhas e cerca de 30 mil likes.

Depois dessa data, as referências à troika não voltaram a ultrapassar as 2 mil por dia.

O Marktest Social Media Explorer é um novo serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais